Para garantir que o veículo esteja em boas condições, é necessário se atentar à manutenção, revisão e a outros fatores, como peças e fluidos.
As peças de um veículo não devem ter avarias ou outros problemas que acarretem problemas futuros e mais gastos que podem ser evitados.
Com os fluidos do automóvel não é diferente. É necessário sempre verificar a quantidade, qualidade e validade dos fluidos do veículo.
Um dos fluidos mais importantes para que o funcionamento do veículo esteja na normalidade é o que está localizado no radiador.
Saiba, nesta publicação, o que é o fluido de radiador, para que serve, a importância para o veículo e motor e como utilizá-lo!
O que é o fluido de radiador e para que serve?
O fluido de radiador tem a finalidade de resfriar e manter uma temperatura adequada ao motor, realizando a expulsão do calor do veículo.
Além de proporcionar um equilíbrio de temperatura, o fluido de radiador protege o motor contra a corrosão e problemas no circuito.
Qual é a importância do fluido do radiador?
O fluido de radiador proporciona segurança ao motor, portanto, possui significativa importância.
Para auxiliar o motor, o fluido do radiador proporciona diversos benefícios:
- Reduz a possibilidade de ocorrer corrosão no motor;
- Realiza o trabalho de equilibrar a temperatura do motor;
- Evita que o motor tenha um congelamento;
- Reduz a quantidade de água evaporada;
- Reduz a necessidade de período de troca;
- Auxilia na biodegradação.
Por que não usar água no radiador?
Utilizar água no radiador pode comprometer o motor, portanto, não é recomendável.
A água, por mais que seja filtrada, ainda assim pode deixar o motor desprotegido, consequentemente, aumentando as chances de corrosão.
Com a corrosão do motor, há a possibilidade de desencadear um problema pior, como o zinabre.
O zinabre ocorre quando há o desenvolvimento de uma crosta no motor, em razão da oxidação dos metais.
Com isso, a utilização de água no radiador pode afetar mais ainda as peças metálicas do motor, causando mais complicações e prejuízos.
Portanto, é imprescindível que haja um fluido de radiador, pois, é possível evitar que haja criação de ferrugem e danos no propulsor.
Posso usar qualquer fluido de radiador?
Para realizar a inserção de um fluido de radiador no motor do veículo, é necessário fazer uma análise de alguns aspectos acerca do produto.
Há opção de comprar um fluido concentrado e diluído. O fluido de radiador diluído já vem pronto para ser utilizado, sem necessidade de alterações.
Já o fluido de radiador concentrado precisa ser diluído em água desmineralizada, de acordo com as orientações que o fabricante fornece.
Além dessa diferenciação, há fluidos mais adequados para certos tipos de carros, portanto, é necessário entender a necessidade do veículo.
Para o conhecimento dos tipos de fluidos certos para cada veículo, é necessário ler o manual do veículo antes de utilizar o produto.
Outro ponto importante é verificar se o produto atende às normas e possui monoetilenoglicol (MEG) na composição, um anticongelante automotivo.
Para saber mais sobre peças e produtos para veículos, navegue pelo nosso blog e entre em contato!