A vela de ignição merece atenção especial, pois ela é a responsável por gerar a centelha que provoca a explosão da mistura ar/combustível, a consequente movimentação do pistão e o funcionamento do motor. Hoje vamos te mostrar 7 sinais de que as velas do carro vão dar problema para você ficar atento.
Confira!
Dificuldade ao dar a partida
Se você estiver experimentando dificuldade ao dar a partida, motor demorando a pegar ou dando aquela “rateada” ao virar a chave, isso pode ser o sinal de que as velas vão dar problema.
A principal causa da dificuldade da partida é o desgaste dos eletrodos dos componentes, provocado pelas faíscas geradas entre si.
Carro engasgando
Outro problema comum quando as velas não estão em boas condições é o aparente “engasgamento do motor” (aquele “para e anda” repentino).
Você acelera gradativamente e o carro parece que está com soluço, dando solavancos. Isso significa que a força do motor não está sendo passada de forma estável. Provavelmente as velas estão ruins ou com sujeiras acumuladas, e não queimam o combustível corretamente, provocando tais falhas.
Perda de desempenho
Se as respostas ao acelerador ficam mais lentas e o carro demora a arrancar e a embalar, isso também pode significar que as velas não estão em perfeitas condições.
Aumento do consumo de combustível
Vários fatores contribuem para o aumento do consumo de etanol ou gasolina do veículo, entre eles as velas de ignição. Caso as peças estejam desgastadas, a mistura ar/combustível não será queimada de forma adequada. Consequentemente, o carro vai gastar mais.
Desgaste do eletrodo
Velas de ignição em más condições podem causar uma folga entre esses eletrodos, o que dificulta a formação da faísca.
Manchas no isolamento do eletrodo
Um dos sinais visíveis de que as velas vão dar problema é quando surgem manchas no isolamento do eletrodo central, de tom amarelado.
Marcha lenta irregular
Quando o carro começa a morrer à toa, pode ser sinal – entre outras coisas – de velas sujas ou carbonizadas.
Quando fazer manutenção das velas?
A inspeção das velas deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados e/ou depois de 1 ano.
O cabo de vela, ou cabo de ignição, tem a função de levar a corrente elétrica de alta tensão da bateria até as velas de ignição, que são responsáveis por inflamar o combustível e também por trocar calor com o motor.
Se houver qualquer problema com o cabo de vela, poderá ser difícil dar a partida, e o funcionamento do motor pode ser prejudicado.
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