O que são mangueiras de alta pressão?

O que são mangueiras de alta pressão?

As mangueiras de alta pressão são elementos que merecem total atenção, pois servem para fazer o transporte de água, ar, combustível e óleo – alimentando o funcionamento do motor e ar condicionado. Por ser responsável por ações importantes, os modelos de alta pressão conferem mais resistência e segurança.

Flexível e composta por borracha sintética, a mangueira de alta pressão é altamente resistente a abrasão e óleo. No entanto, é preciso que o motorista fique atento ao tempo de vida desta peça para que seja capaz de manter seu carro sempre em ordem. Confira agora nossas dicas e faça uma manutenção correta do seu veículo.

Como é feita uma mangueira de alta pressão?

Independente do fabricante, uma mangueira automotiva é feita por borracha, fios, que podem ser de nylon, aço ou kevlar, e um revestimento de material vulcanizado. Em casos em que se faz necessário uma estrutura mais rígida (para suportar uma carga, por exemplo), ela é reforçada por mais componentes, geralmente feitos de polímeros.

Sua função é simplesmente transportar – seja líquido ou gases para determinados componentes do carro, e por isso precisam ser reforçadas para aguentar a pressão desse transporte. Caso contrário, a segurança do veículo pode ficar comprometida.

Limpeza

Ao contrário do que se pensa, não é recomendada a limpeza da mangueira de alta pressão, pois isso pode acelerar seu processo de envelhecimento. Uma mangueira geralmente possui 15 anos de vida ou mais, e se for manuseada ou tiver contato com algum produto indevido, pode ser facilmente inutilizada.

Em casos de compra de um veículo usado, recomenda-se a troca das mangueiras – pois como não se sabe ao certo como elas eram cuidadas, a forma mais segura de não comprometer o sistema de arrefecimento é com a substituição.

Quando trocar as mangueiras de alta pressão?

Por se tratar de um elemento de borracha, qualquer sinal de rachadura é motivo para troca – independente do tempo de uso. Isso porque se houver um vazamento, o carro corre o risco de pegar fogo, se a mangueira rompida for a de combustível.

A dica para saber se está na hora de trocar a mangueira de alta pressão é observar suas extremidades, onde ficam os bocais. Nesta região, ela não deve estar nem muito apertada, nem solta. Além disso, os bocais precisam estar em boas condições, ou seja, bem redondos e com um bom acabamento.

Outra dica importante para preservar a mangueira de alta pressão é garantir a aplicação de produtos de qualidade. Um combustível adulterado, por exemplo, pode causar corrosão da mangueira, dentre outras falhas no carro.

Na hora de fazer a troca da mangueira, a melhor opção é ir em um especialista. Desta forma, a troca será realizada da forma correta, sem correr o risco de comprometer algum outro componente do carro. Como o vão do motor está cada vez menor, nada mais adequado que deixar quem realmente entende do assunto fazer o serviço.

Agora que você já sabe da importância das mangueiras de alta pressão, é hora de verificar se é preciso trocá-las. Na Center Peças Fabbri você encontra mangueiras de alta pressão para veículos de pequeno a grande porte. Desta forma, você garante uma direção segura, seja para trabalho ou lazer. Confira nosso catálogo e solicite agora um orçamento!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *