Quando devo realizar a troca de óleo do meu carro?

Quando devo realizar a troca de óleo do meu carro?

Trocar o óleo do carro no tempo certo é fundamental para garantir desempenho e o bom funcionamento do veículo. Por isso, o motorista precisa estar atento aos sinais que o carro pode apresentar, muito mais do que a luz acesa no painel.

Existem diversas marcas de óleo automotivo no mercado, e é por esse motivo que o motorista precisa saber um pouco sobre o assunto para que a manutenção seja efetiva e benéfica ao veículo.

Confira agora quando você deve realizar a troca de óleo do carro e algumas dicas para não errar na hora da manutenção.

Entenda a importância da troca de óleo

Algumas peças do carro, para que possam funcionar corretamente, precisam ser lubrificadas constantemente. É nessa hora que o óleo automotivo entra em cena. Para que ele seja eficiente na sua função, ele precisa atender aos requisitos básicos – como não alterar suas características com a variação de temperatura.

Além disso, o óleo é primordial para que o motor possa funcionar corretamente; sem ele com qualidade e em seus níveis adequados, você pode perder a principal peça do carro e ter um prejuízo alto.

Dicas para trocar o óleo do seu carro

 

  • Sempre utilize o óleo certo para o modelo do carro: na hora da troca, é fundamental ter cuidado para usar o produto certo – geralmente indicado no manual do fabricante. E muito importante: jamais misture óleos diferentes, pois isso vai comprometer o funcionamento do motor.
  • Fique atento ao tempo de troca: esse período varia de acordo com o tpo de óleo utilizado no carro. Geralmente, a substituição do óleo mineral é a cada 5 mil quilômetros rodados; para óleo sintético, a cada dez mil e para os semissintéticos, vinte mil.
  • Confira o adesivo: a cada troca, é colado um adesivo na parte interna do parabrisa, informando a quilometragem da última troca. Essa é uma ótima forma para não esquecer da manutenção.
  • Verifique o óleo do jeito certo: Nada de chegar os níveis de óleo em locais desnivelados ou então com ele quente. A melhor forma de fazê-lo é antes de ligar o carro. Outra dica é ter em mãos uma flanela para limpar a vareta para que a medição seja feita com ela limpa e não haja o risco de contaminação do óleo com impurezas.
  • Fique de olho no filtro: Muitos fazem a troca do óleo, mas se esquecem de conferir o filtro – que se muito sujo, só irá invalidar a qualidade do óleo que acabou de ser trocado.
  • Cuidado com as enchentes: em situações em que o carro passou por locais de alagamento, a melhor coisa é fazer a troca do óleo por precaução. Isso porque se partículas de água se misturaram com o óleo, você pode ter problemas com o funcionamento do carro.

A melhor forma de fazer a troca do óleo do carro é indo a um especialista, que terá todas as qualificações para fazer o trabalho de forma simples e rápida. Aqui na Center Peças Fabbri, você conta com este serviço. Agende seu horário e venha conferir os melhores preços da região!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *