Conheça a suspensão do seu carro

Conheça a suspensão do seu carro

Nada melhor do que uma direção mais tranquila, sem tanto balanço – principalmente quando estamos em vias cheias de buracos. O sistema de suspensão do carro é um dos responsáveis por manter sua estabilidade, deixando a viagem mais confortável, tanto para o motorista como para o passageiro. Além disso, é esse conjunto de peças que tem a função de manter as rodas sempre no chão.

O sistema de suspensão de um veículo é composto por diversas peças, que devem estar em boas condições para que você possa trafegar com com mais conforto. Para assegurar que é possível dirigir sem preocupações, é preciso passar por esse momento.

As manutenções preventivas são fundamentais para a segurança e o bom funcionamento do carro e para isso é preciso seguir o cronograma das manutenções preventivas. Veja agora as funções de cada peça de suspensão e descubra como preservar cada uma delas.

Amortecedor

É o protagonista do conjunto de peças de suspensão. Com ele, o carro não passa por instabilidades tão fortes, pois é responsável por amenizar as  irregularidades do solo junto com a mola. Caso perceba que seu carro esteja sem estabilidade e com ruídos, é ideal é levar ao mecânico, os amortecedores podem estar gastos.

No mercado, existem diversos tipos de amortecedores, cujas especificações atendem determinados fabricantes. Amortecedores com mola a gás, amortecedores de cabine, amortecedores de banco, amortecedores de direção e alguns amortecedores especiais são alguns exemplos.

Molas

É um dos itens mais eficientes  para absorver as imperfeições do asfalto. Quando gasto, fica fácil de identificar: se o carro estiver apresentando problemas de estabilidade ou barulho excessivo, as molas podem estar gastas.

Pivô de suspensão

Aqui, a peça atua como um auxiliar com a coluna de suspensão no movimento de sobe e desce — permitindo o ângulo de oscilação do braço. Quando o motorista começa a ouvir ruídos, é sinal de que aquela peça já está gasta e precisando de troca.

Barra estabilizadora

A peça também é importante para todo o sistema, pois ele faz a ligação entre os dois lados da suspensão. Independente das altas velocidades, a peça tem seu papel de estabilizar o carro de forma geral, limitando seu movimento lateral.

Quando trocar a suspensão do carro

O tempo médio de vida do amortecedor é de, em média, 40 mil quilômetros. Sua troca depende do real desgaste que a peça sofreu, do pavimento em que o carro roda e alguns outros parâmetros.

Se a troca for necessária, é importante que se troque os pares, não só um único que estiver com defeito, para que a suspensão continue equilibrada nos eixos.Para que o amortecedor do seu carro dure por mais tempo, tente não dirigir de maneira muito agressiva.

Aqui na CP Fabbri você encontra peças de suspensão automotiva para deixar o seu veículo em perfeitas condições para cair na estrada.

Possuímos diversas lojas em Sorocaba, sempre oferecendo preços vantajosos e com muita qualidade no atendimento. Confira nossas unidades e venha fazer uma visita!

Quer receber nossos conteúdos exclusivos? Preencha abaixo:



0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *