Quais são e onde encontrar as peças de refrigeração para meu carro?

Quais são e onde encontrar as peças de refrigeração para meu carro?

Todo carro precisa de um conjunto de peças que regulam e controlam a temperatura do motor para evitar sérios acidentes. Chamado de sistema de arrefecimento, ele mistura água com o aditivo do radiador para retirar todo o calor interno do motor e garantir uma direção mais segura.

Esse sistema é composto por diversas peças de refrigeração que merecem todos os devidos cuidados, pois são essenciais para evitar uma pane geral no automóvel, acidentes e o superaquecimento do motor. Confira agora quais são e onde encontrar as peças de refrigeração para o seu carro.

Tipos de sistema de refrigeração

Existem 3 tipos de sistemas de arrefecimento para carros, que variam de acordo com o ano e modelo do veículo.

Sistema do tipo fechado: o arrefecimento é feito por meio do fluxo de fluido.

Sistema do tipo aberto: ao invés de água, todo o resfriamento do motor é feito por meio de fluxo de ar.

Sistema do tipo combinado: são utilizados em conjunto os fluxos líquido e de ar.

Peças de refrigeração para carros

É importante que o motorista saiba identificar as peças de arrefecimento, para que seja mais fácil de identificar eventuais problemas, além de estar de olho na necessidade de revisão e troca.

Bomba d’água: promove toda a circulação do fluido pelo sistema de arrefecimento. Acionada por uma correia, a bomba é fundamental para evitar o acúmulo de água nas mangueiras, reservatório e radiador.

Válvula termostática: possui suma importância, pois é responsável por manter o motor em sua temperatura ideal para um bom funcionamento.

Radiador: é o responsável pelo resfriamento da água ou líquido de arrefecimento. A peça geralmente é feita de alumínio e possui passagens estreitas que facilitam o resfriamento do líquido.

Tubulação: todo o sistema possui tubos e mangueiras que transportam a água pelas peças. Os componentes podem ser encontrados em metal ou borracha resistente ao calor. Além disso, a tubulação deve seguir um padrão de resistência à pressão e calor.

Ventoinha: como um ventilador, a peça agiliza o resfriamento da água e é acionada de duas formas – pelo termo interruptor, também conhecido como cebolão de radiador, ou pela central eletrônica do veículo.

Fluido de arrefecimento: além da água, o sistema também conta com o aditivo de radiador e, quando misturados, elevam a potência do resfriamento. O fluido é essencial para o bom funcionamento do motor.

Como funciona o sistema de refrigeração

Você já deve ter reparado que ao desligar o carro ele começa a fazer um barulho. Isso é sinal de que o sistema de arrefecimento está trabalhando para resfriar o motor para que haja mais durabilidade, economia de combustível, mais desempenho e menos poluição.

Seu funcionamento começa com o líquido circulando por todo o sistema de refrigeração, até o total resfriamento das peças. Durante esse processo, a válvula termostática impede o fluxo da água para o radiador – que só estará pronta para fazer a troca do líquido após o total resfriamento.

Onde encontrar peças de refrigeração para o meu carro

Na CP Fabbri você encontra o conjunto completo de peças de refrigeração para o seu carro. As peças podem ser adquiridas num kit ou separadamente, mas sempre com a qualidade garantida que só a CP Fabbri oferece. Visite nossas lojas e encontre peças e acessórios ideais para cuidar do seu carro do jeito que ele merece!

Quer receber nossos conteúdos exclusivos? Preencha abaixo:



0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *