Quando trocar o filtro do carro?

Fazer a troca do filtro do carro ao sinal de qualquer irregularidade no motor é fundamental para garantir uma direção segura e ficar longe de maiores problemas mecânicos, como o risco da fundição do motor, que pode gerar um prejuízo de até a metade do valor do seu carro.

A troca do filtro do carro deve ser feita de acordo com as recomendações do fabricante para preservar o tempo de vida útil do motor. Além do filtro de óleo, é importante estar atento às trocas do filtro de ar e combustível que também são essenciais para o bom funcionamento do carro.

Sem os cuidados corretos no dia a dia, você pode comprometer o desempenho do seu carro e ficar a  pé no momento em que mais precisar. As peças possuem valor acessível, são descartáveis e muito fáceis de trocar. Para facilitar, trouxemos todas as informações para que você saiba quando trocar o filtro do carro. Confira!

Sua peça está aqui, acesse!

Filtros do carro: tipos e tempo para troca

Os filtros que estão diretamente ligados ao motor do carro são três: de combustível, de óleo e de ar. Além desses, há também o filtro do ar condicionado, que também merece atenção ao momento certo da troca.

O filtro de combustível é responsável por impedir que as impurezas do álcool ou da gasolina cheguem à bomba de combustível e está localizado entre o tanque e o motor. A maioria das montadoras recomenda o mesmo tempo para troca: entre 10 e 15 mil quilômetros ou se a partida apresentar falhas. Deixar essa regra de lado pode levar sujeira ao bico de injeção e comprometer o rendimento do carro.  

O filtro de ar ajuda a economizar combustível, pois evita que as impurezas do ar cheguem à câmara de combustão. Sem a realização da troca no tempo certo, você pode comprometer os pistões e a biela. Os fabricantes indicam a troca a cada 10 mil quilômetros, mas vale fazer a troca do filtro sempre que for trocar o óleo e o filtro de óleo. Quem opta pelos filtros de ar de alta performance, consegue um ganho de 5 cv de potência. Eles não são descartáveis, mas precisam ser lavados conforme a orientação do fabricante.

Já o filtro de óleo contribui com a manutenção da limpeza das partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor. Sem ele, o cabeçote do motor terá problemas sérios, podendo  até fundi-lo. Para a troca, nada de aguardar os 10 mil quilômetros: faça toda vez que for trocar o óleo do carro.

Se o seu carro possui ar condicionado, fique atento ao seu filtro. Embora a recomendação de troca do filtro do ar condicionado seja a cada 20 mil quilômetros, você pode sentir a necessidade quando o ar condicionado estiver com mau cheiro ou com problemas na saída do fluxo de ar.

Precisando trocar o filtro do carro? Venha para a CP Fabbri! Aqui você encontra as melhores peças e com um preço incomparável, tudo para deixar o seu veículo pronto para rodar.

Clique aqui e encontre a peça que procura!

0 Comentários