Blog

Leia as dicas dos nossos especialistas para ajudar
na conservação do seu veículo.

Óleo para motor: entenda a diferença entre óleo mineral, sintético e semi sintético

nov 8, 2022 | Troca de Óleo

Entre os muitos pontos que merecem a atenção do dono de um veículo na hora da manutenção, o óleo tem uma função de destaque. Afinal, é o responsável por garantir o correto funcionamento dos principais sistemas mecânicos que dependem de lubrificação, como é o caso do motor e da transmissão.

Por isso, é importante considerar não apenas o tempo de uso do lubrificante, mas a qualidade e o tempo de uso desse lubrificante.

 

Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, existem diversos tipos de óleos no mercado, cada um com as suas vantagens, desvantagens, preços e aplicações recomendadas.

A escolha pelo óleo de motor ideal para cada tipo de veículo deve ser feita com atenção e vamos te ajudar com essa escolha!

 

Quando trocar o óleo do meu carro?

Como dissemos em texto anterior (inserir link do texto sobre troca de óleo ainda não publicado). Recomenda-se que o óleo seja trocado a cada 5 a 10 mil quilômetros rodados, ou um ano, o que vier primeiro.

 

Caso você faça muito uso, muito tempo parado no trânsito (caso de motoristas de aplicativos, taxistas etc.), o ideal seria reduzir esse prazo pela metade.

 

Quando trocar o óleo, não se esqueça de trocar o filtro também ou realizar a limpeza.

 

Qual o melhor tipo de óleo para o meu carro?

 

Os óleos automotivos podem ser do tipo mineral, semissintético ou sintético.

 

Minerais: obtidos a partir da separação de componentes do petróleo, uma mistura de vários compostos.

 

Sintéticos: feitos artificialmente em laboratórios — com isso, os cientistas conseguem controlar todas as propriedades do produto.

 

Semissintéticos: são uma mistura dos anteriores, em laboratório. É uma maneira de equilibrar o menor custo dos minerais com as melhores propriedades dos sintéticos.

 

Qual a diferença entre eles?

Os lubrificantes evoluíram muito nas últimas décadas e cada tecnologia oferece as suas vantagens por um determinado preço. Os óleos sintéticos são os mais avançados e caros. Os minerais são baratos, mas não duram tanto. Já os semissintéticos, mistura entre os anteriores, tentam unir esses dois extremos.

Para saber qual o óleo ideal para o seu carro, verifique as orientações do manual do seu carro, onde terá também outras informações acerca da viscosidade e desempenho do lubrificante.

 

Usar um óleo diferente do especificado no manual pode causar problemas no motor do carro. Se, mesmo assim, você optar por usar um óleo sintético no lugar de um semissintético ou mineral, escolha uma especificação bem semelhante e faça uma limpeza completa, inclusive desmontando o cárter, a bomba de óleo e a tampa de válvulas.

Não misture óleos diferentes em uma mesma troca.

 

Gostou das dicas? Nosso blog tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!

 

Conte com a gente!

Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!

 

Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, trabalhamos com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.

 

Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!

 

 

Últimos Conteúdos