Como funcionam os fluidos de freio?

Como funcionam os fluidos de freio?

Você sabia que os fluidos de freio precisam de manutenção? Responsável por manter a lubrificação das peças do sistema de frenagem, sem alterar sua temperatura e garantindo mais segurança ao motorista, seus fluidos precisam de manutenção.

Estudos mostram que o motorista que dirige entre 16 e 24 mil quilômetros ao ano, usa em média 75 mil vezes o freio. Isso mostra o quanto esses fluidos trabalham, fazendo-se necessária sua manutenção.

Confira agora mais informações sobre os fluidos de freio e quando você deve substituí-lo para que você tenha segurança ao dirigir seu carro.

Funcionamento dos fluidos de freio

Os fluidos de freio auxiliam a transmissão da força aplicada no pedal de freio aos pistões e cilindros de roda. sua importância é tamanha que há normas regulamentadoras e está contido no plano de manutenção do veículo.

A SAE J1703 foi desenvolvida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos e determina que os fluidos de freio não derivados do petróleo sejam apropriados a operar em sistemas de frenagem compostos das matérias primas das mangueiras, retentores, o-rings e contra-pós.

Já a FMVSS-116 foi estabelecida pela Norma Federal de Segurança para Veículo Automotor dos Estados Unidos, e além das especificações da SAE J1703, também especifica temas sobre a embalagem, transporte e estocagem dos fluidos de freio.

Outra norma é o ISO 4925 é uma regulamentação internacional e garante que os fluidos estejam adequados a operar em sistemas de frenagem sem danificar o material das peças, nem perder suas propriedades.

Quando trocar os fluidos de freio?

As recomendações gerais de troca dos fluidos é a cada três anos de serviço, pois a partir desse tempo, o líquido começa a perder sua eficiência – podendo até mesmo ter sido contaminado por umidade.

Especialistas afirmam que após um ano, os fluidos já começam a absorver umidade. Após 18 meses, o nível de contaminação pode ultrapassar os 3%. Por isso que realizar a manutenção e troca é fundamental, pois é ele quem é responsável pelo controle do sistema de frenagem.

Seu armazenamento fica no cilindro central do carro, em um reservatório translúcido que facilita visualizar seu interior. Isso porque é importante evitar sua abertura para impedir que impurezas se misturem aos fluidos, diminuindo seu tempo de vida útil.

Além do tempo, vale prestar atenção em seus níveis. Quando as pastilhas de freio se desgastam, a quantidade dos fluidos tende a diminuir. Para saber o nível certo, basta olhar se ele está entre as marcas ADD e FULL, ou MIN e MAX.

Se for preciso completar, é preciso colocar o mesmo tipo, que está indicado na tampa de enchimento do fluido. No entanto, o mais recomendado é fazer a total substituição para que você tenha um melhor desempenho.

No Center Peças Fabbri você encontra fluidos de freios para os mais diversos modelos de carro – e ainda pode contar com nossa equipe especializada na troca dos fluidos de freio para realizar o serviço de forma correta e prática.

Solicite um orçamento e conheça nossas unidades. Aqui estão as principais marcas do mercado, e com o melhor preço da região.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *