Como escolher a lona de freio para o caminhão

Como escolher a lona de freio para o caminhão

A lona de freio é indispensável para qualquer estradeiro. As lonas são a base dos conjuntos de frenagem da maioria dos modelos de caminhão existentes no Brasil. Quando usadas de forma incorreta, podem causar sérios problemas.

Um bom sistema de frenagem é indispensável para qualquer tipo de veículo – principalmente para os caminhões que vivem percorrendo as rodovias do país. Por isso, utilizar as lonas de forma correta fazem com que haja muito mais segurança durante a viagem.

Mas você sabe como escolher a lona de freio para o seu caminhão? Veja agora quais são as suas principais características e para que ela realmente funciona. Boa leitura!

Lona de freio: entenda sua importância

Você pode até não ter ouvido falar, mas a lona de freio já garantiu que o sistema de frenagem funcionasse perfeitamente diante o seu acionamento pelos pedais. Ela é a peça de desgaste dos freios do caminhão e é responsável por gerar atrito para fazer a redução da velocidade.

As lonas de freio estão localizadas na sapata do sistema a tambor, que são pressionadas contra ele quando o freio é acionado, aumentando o atrito e, consequentemente, parando a roda.

Para que haja um bom funcionamento, as lonas de freio devem estar nos seus níveis de segurança de desgaste.

Como escolher a lona de freio para o caminhão

A primeira dica é optar pelas lonas fabricadas com fibras sintéticas e resinas misturadas com metais, que alcançam um nível de dureza ideais para garantir mais tempo de vida útil. Lembrando que as peças de amianto foram aposentadas pelas fabricantes – ou seja, fique bem longe delas.

O nível de dureza geralmente determina o preço dessa peça. Peças com padrões de dureza, durabilidade e redução de ruídos melhores obviamente custam mais. Vale analisar o custo-benefício na hora de adquirir.

Outro ponto importante é sempre utilizar peças originais, pois elas foram testadas e possuem padrões de qualidade comprovadas pela montadora do caminhão. Por possuírem tamanhos específicos e serem mais difíceis de trocar, o ideal é ir até um mecânico para fazer a manutenção.

Como fazer a manutenção preventiva

Por compor o sistema de frenagem, a manutenção preventiva é fundamental. Uma revisão antes de pegar a estrada é recomendado, tendo em vista que é preciso garantir que não haja desgaste além do permitido para que os freios possam funcionar com segurança.

Para evitar danos mais graves no meio da estrada, a dica é fazer a troca preventiva da peça a cada cinco mil quilômetros rodados. Assim, seu sistema de frenagem estará sempre em boas condições de uso.

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