5 dicas de manutenção preventiva para seu automóvel

5 dicas de manutenção preventiva para seu automóvel

A manutenção preventiva do automóvel é tarefa fundamental para quem preza por uma direção segura e mais tempo de vida útil do carro. Com ela, é possível evitar danos em peças importantes, como o motor e freios, além de evitar maiores gastos com o mecânico.

Todo carro possui uma periodicidade de revisão veicular, mas além dela, vale ficar de olho no funcionamento das peças, observando ruídos e comportamentos estranhos no carro para que você possa prever se algo precisa ser verificado.

Para facilitar, trouxemos 5 dicas para que você possa aumentar a vida útil das peças e ainda saber quais sintomas indicam que é preciso dar uma passadinha no mecânico quando for necessário. Tome nota!

1: Fique de olho na água do radiador

É um tipo de manutenção bem simples e que pode ser feito por você mesmo, a cada semana. Com o motor desligado e frio e o veículo nivelado, veja se o nível da água está entre o mínimo e máximo indicados no reservatório.

É preciso que a água do radiador esteja na quantidade recomendada para que possa fazer o resfriamento correto do motor. Em caso de desnivelamento constante, vale levar ao mecânico, pois pode haver vazamento – o que pode levar à queima de juntas, velas de ignição, furar pistões ou fundir o motor.

2: Velas de ignição

Elas são responsáveis pela movimentação do carro, e se estiver em más condições acabará aumentando o gasto de combustível e dificultar a partida – além de apresentar a marcha lenta desregulada. Ao sinal de quaisquer desses sintomas, vale pensar na troca das velas.

A recomendação do fabricante é que as velas de ignição sejam trocadas a cada 20 a 30 mil quilômetros; já para carros turbinados, vale fazer a manutenção a cada 10 mil quilômetros.

3: Óleo do motor

Esse item também deve ser inspecionado semanalmente, e pode ser feito em casa. A dica é fazer a inspeção logo antes de ligar o carro, em um local nivelado. Retire a vareta do óleo, cuja marca deve estar entre o mínimo e o máximo, indicados na própria vareta.

4: Pneus e rodas

A calibração é primordial para garantir estabilidade na direção. Sempre use os pneus com as medidas indicadas pelo fabricante, e faça sua calibração a cada 15 dias ou antes de viajar.

Para investigar o desgaste, analise se a lateral já está atingindo o triângulo ou as letras TWI, indicadas no pneu. Além de calibrar, vale fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros, pois ajuda a aumentar seu tempo de vida.

5: Suspensão

O kit de suspensão deve ser trocado a cada 30 mil quilômetros. No entanto, se o carro apresentar muitos ruídos e falta de estabilidade nas curvas, vale dar uma passadinha no mecânico para checar se há algum problema.

Agora que você já sabe os cuidados básicos com o seu carro, passe na Center Peças Fabbri para garantir as melhores marcas de peças automotivas e acessórios e deixe seu carro pronto para rodar. Solicite um orçamento!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *