Tudo o que você precisa saber sobre fluido de freio

Tudo o que você precisa saber sobre fluido de freio

O fluido de freio é o responsável por um dos componentes mais importantes do carro, e por isso é obrigatória a atenção com esse quesito. Sem ele, o sistema de frenagem ficará comprometido e poderá levar a complicações ou até mesmo acidentes.

Assim como qualquer outro fluido do carro, o do freio deve entrar  no seu checklist frequente. É muito simples observar a necessidade de troca de fluido de freio: o reservatório é transparente, fazendo com que você nem precise abrir a tampa para verificar – e nem deve. Isso porque o fluido de freio é altamente higroscópico, ou seja, absorve umidade facilmente, o que pode reduzir seu tempo de vida útil.

Se você precisa fazer a troca do fluido de freio, mas não tem certeza de como fazer ou se realmente chegou a hora, confira agora tudo o que você precisa saber sobre fluido de freio.

Saiba mais sobre o fluido de freio

O fluido de freio é utilizado em sistemas hidráulicos de frenagem nos mais variados tipos de veículos: de bicicletas a caminhões pesados e até maquinários. A principal função do fluido de freio é transferir a força colocada nos pedais de freio para as pastilhas e sapatas, diminuindo a velocidade do veículo até que ele pare.

Ele possui uma baixa taxa de compressão e alto ponto de ebulição. Ou seja, ele não diminui o volume da força exercida no pedal, reproduzindo fidedignamente a forma que o motorista determina a frenagem. O fluido de freio também trabalha com altas temperaturas e deve estar apto a trabalhar sem perder suas principais propriedades.

Classificação do fluido de freio

A classificação do fluido de freio vem do Departamento de Transporte dos EUA, com três tipos diferentes.

DOT3: é o tipo mais econômico e tem seu ponto de ebulição mais reduzido – 250 graus.

DOT4: é o mais popular entre as montadoras e tem seu ponto de ebulição mínimo de 230 graus.

DOT5: é o fluido de freio indicado para veículos de alta performance, como os carros de competição. Aqui, o ponto de ebulição é maior: 260 graus.

Completar ou substituir?

Diferente de outros fluidos, o de freio não diminui com o tempo – e em caso de perda do nível de armazenamento, ele não deve ser completado. A diminuição do fluido de freio indica vazamentos, que devem ser investigados com urgência. Em muitos modelos, há uma luz que se acende no painel, em casos de baixa de nível.

A troca do fluido de freio é a única forma de manutenção, e deve ser feita a cada 10 mil quilômetros, em média. Vale sempre utilizar o tipo de fluido de freio recomendado pelo fabricante para manter a potência do carro.

Onde fazer a troca de fluido de freio?

A forma mais segura de trocar o fluido de freio é procurar um especialista que terá todas as habilidades necessárias de fazer aquela revisão completa no seu veículo. Na CP Fabbri você conta com o serviço de troca de fluido de freio, com toda a qualidade que você merece.

Traga seu carro para uma manutenção e conheça todos os produtos: de peças a acessórios automotivos. Conheça nossos endereços e agende um horário!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *