Tipos de freio para caminhão

Quando o assunto é segurança, os freios são parte fundamental do caminhão. Este importante sistema garante que o veículo consiga diminuir sua velocidade até parar por completo, evitando acidentes graves nas ruas e estradas.

Existem diversos tipos de freio para caminhão – cada um entregando uma performance diferente. Isso porque o sistema de frenagem é diferente dos veículos de passeio, pois um caminhão precisa de eficiência elevada de atuação. Confira agora quais são os tipos de freio para caminhão e veja dicas de manutenção para seu caminhão.

Freio ABS – Anti-lock Braking System

Este tipo de freio é obrigatório, desde 2014, em qualquer tipo de veículo. Seu sistema é pneumático, ou seja, ao ser acionado a válvula do pedal libera ar no sistema de frenagem. Esse ar chega até as rodas e impede que elas travem, dando mais segurança ao motorista – principalmente em freadas bruscas.

Freio EBS – Eletronic Brake System

Este sistema é uma versão melhorada do ABS; sua diferença é que ao invés de ar, o EBS é acionado de forma eletrônica. Com isso, o motorista consegue uma resposta mais rápida – o que pode fazer toda a diferença nas estradas.

Freio motor

O freio motor tem seu funcionamento igual aos veículos de passeio: ele é acionado quando o motorista reduz a marcha. Ele funciona por meio de um sistema de válvula de escape, retardando movimentação dos pistões pela pressão interna do cabeçote do motor. Este sistema é eficiente para preservar as lonas e tambores, por exemplo.

Este tipo de freio é uma forma de manter o controle do caminhão, mantendo-o estável durante a direção e preservando os demais freios.

Freio auxiliar

Ligado às caixas de mudanças do caminhão, este freio interrompe a passagem de óleo pelas engrenagens do câmbio – reduzindo a rotação do eixo de caixa. Este tipo de freio para caminhão é muito comum em veículos com o peso bruto total acima de 157 toneladas.

Cuidados com o freio para caminhão

Para que o sistema de frenagem esteja sempre em ordem, o caminhoneiro deve ficar atento aos sinais de problemas – além de ter cuidados para preservar as peças.

A recomendação da revisão dos freios para caminhão é a cada 20 mil quilômetros. Vale checar se há falhas na lona, tambor, válvulas, entre outras peças importantes. Em caso de necessidade de troca de peças, vale investir nas originais que garantem qualidade e eficiência.

Também é importante ficar atento às pastilhas de freio, por conta da qualidade da malha rodoviária brasileira. Os buracos e desníveis do asfalto acabam forçando o sistema de freio do caminhão, o que pode diminuir o tempo de vida das pastilhas.

Ruídos ao frear e sons de metal arranhando são indícios de que as pastilhas de freio podem estar precisando de atenção. Ao sinal de qualquer desgaste, vale fazer a troca imediatamente.

Aqui na Center Peças Fabbri, você encontra todas as peças para o seu caminhão, além de contar com o serviço de manutenção feito por quem realmente entende do assunto. Tudo isso com as melhores marcas e os menores preços da região. Agende seu horário e solicite um orçamento!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *