Entenda a importância dos freios ABS

Entenda a importância dos freios ABS

Os freios ABS (anti-lock breaking system, em inglês) são acessórios automotivos que evitam que a roda trave durante uma derrapagem por conta do acionamento do pedal do freio de forma brusca. Com isso, há a diminuição do risco de acidentes por conta da frenagem, além de uma direção mais confortável.

O sistema possui sensores que monitoram a rotação das rodas e a compara com a velocidade do veículo. Desta forma, é possível reduzir em até 30% as chances de acidentes. É hora de conferir porque os freios ABS são tão importantes para uma direção segura e descobrir em quais situações eles fazem toda a diferença. Boa leitura!

Pista molhada e aquaplanagem

Quando a pista está molhada, o atrito entre o pneu e a pista é ainda menor. Em situações como essa, se as rodas travam sob uma lâmina d’água elas podem entrar num estado de aquaplanagem e perder completamente a tração com o solo. Se o motorista estiver em alta velocidade, o acidente pode ser muito grave.

Com os freios ABS, é possível evitar a aquaplanagem e impedir que as rodas travem por completo. Assim, o carro terá mais firmeza no chão e você mais segurança para dirigir em pistas molhadas.

Mais segurança na frenagem com desvio

Quando é preciso frear bruscamente por conta de algum desvio (por exemplo, uma criança correndo na rua, animais passando pela via ou até mesmo uma freada brusca do carro à frente), de forma que haja pouco espaço para paralisar o carro, os freios ABS ajudam bastante.

Por evitar o travamento total das rodas, o motorista terá mais facilidade em controlar o carro e conseguir, de fato, desviar do que estiver bloqueando seu caminho. Tudo isso sem causar acidentes ou estragos no seu veículo.

Superfícies desiguais nas rodas

Essa é uma das situações mais perigosas, pois ocorre quando as rodas estão em superfícies diferentes e a frenagem precisa ser acionada. Um bom exemplo desta situação é quando o carro passa por cima de uma poça d’água com apenas um lado do carro.

A frenagem desigual pode fazer com que o motorista perca o controle da direção, caso seu veículo não possua o sistema ABS. Isso porque seus sensores medem e controlam a força dos freios em cada roda, dando mais segurança na hora da freada.

Manutenção é fundamental

Também é importante se atentar à manutenção dos freios ABS. A recomendação das montadoras é que ele passe por um check-up a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, pois esses freios são mais suscetíveis ao entupimento nas unidades hidráulicas.

Em caso de necessidade de troca de peças, conte com a Center Peças Fabbri. É importante sempre utilizar as peças originais, para evitar problemas e aumentar a segurança ao dirigir.

Trabalhamos com os melhores preços e as marcas mais confiáveis do mercado. Garanta mais desempenho e segurança ao seu veículo, venha para uma de nossas unidades e encontre peças e acessórios para ampliar o conforto e a segurança ao dirigir. Solicite agora mesmo um orçamento!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *