Dicas para identificar problemas na pastilha de freio

Dicas para identificar problemas na pastilha de freio

O sistema de frenagem definitivamente é um dos mais importantes do carro, e uma das peças que merecem a sua atenção está a pastilha de freio. Sua função é gerar o atrito para desacelerar o carro no momento em que o pedal é acionado.

Elas funcionam junto ao disco de freio e trabalham em pares – e por ter uma função tão importante, é preciso estar de olho e saber identificar problemas antes deles acontecerem. Garanta mais segurança na hora de dirigir – confira nossas dicas e saiba analisar a qualidade das pastilhas de freio do seu carro.

Tipos de pastilhas de freio

Você sabia que existem alguns tipos de pastilhas de freio? Pode ser que esse detalhe passe despercebido, mas vale saber qual é o modelo que mais oferece custo benefício para o seu carro.

Pastilha orgânica: é o modelo mais econômico encontrado no mercado. Embora tenha um preço mais atrativo, esta pastilha dura menos – devido sua perda de resistência e dureza se comparado às demais.

Pastilha metálica: com desempenho melhor que o orgânico, a pastilha metálica é feita com latão, ferro ou alumínio. Embora tenha um custo mais elevado, sua durabilidade acaba sendo um diferencial.

Pastilha semimetálica: é uma variação da metálica, que permite diminuir o custo deste modelo sem perder a qualidade. Por conta do seu material, esta pastilha pode desgastar o disco de freio. Se este for a sua escolha, é preciso ficar de olho para que não haja problemas no sistema de frenagem.

Pastilha de cerâmica: conhecidas como as mais resistentes do mercado, essa pastilha é composta por fibras cerâmicas, agentes de ligação e enchimentos não ferrosos – além de serem mais silenciosas. No entanto, é a pastilha com o maior custo do mercado.

Sinais de desgaste na pastilha de freio

  • Ruídos agudos ao frear indica que há problemas nas pastilhas. No entanto, os modelos novos também podem apresentar ruídos por um tempo.
  • Dificuldades na frenagem é um sinal de cuidado. Quando a perda de eficiência nos freios estiver grande demais, é hora de ir para a revisão.
  • O excesso de pó nas rodas é um sinal de que as pastilhas de freio precisam ser trocadas. Essa poeira pode ser gerada pelo disco de freio, que com a fricção acaba gerando resíduos do metal.

Além dessas problemas que devem ser levado a sério, vale ficar atento à espessura do material abrasivo: se for abaixo de 2mm, as pastilhas devem ser substituídas imediatamente. Para facilitar, muitos fabricantes deixam uma marcação na peça, para facilitar a análise.

Procurando pastilha de freio para seu carro? Na Center Peças Fabbri você encontra! Possuímos as melhores marcas de pastilha de freio para carros de pequeno a grande porte, além de serviços de manutenção para tornar a sua direção mais segura.

São 3 unidades – todas com peças e acessórios para carros, caminhões e utilitários. Nossa equipe especializada ainda oferece serviços de balanceamento, alinhamento, troca de óleo e muito mais. Solicite agora mesmo um orçamento e aproveite os melhores preços da região!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *