Quanta potência a direção hidráulica rouba do motor de um carro?

Quanta potência a direção hidráulica rouba do motor de um carro?

A direção hidráulica é um grande facilitador de manobras para o motorista, mas rouba a potência do motor do carro. Será que isso é verdade? A direção hidráulica funciona através de uma bomba, que é acionada pelo motor e exerce pressão sobre o sistema de direção. Com essa quantidade de tarefas, ela acaba diminuindo a potência do motor e ainda aumenta o consumo de combustível.

Mas se a afirmação é verdade, porque a direção hidráulica ainda é utilizada? Para que você possa entender um pouco mais sobre o assunto, acompanhe as informações a seguir. Você vai descobrir qual a importância da direção hidráulica e se é possível evitar a diminuição da potência do motor.

Direção hidráulica: entenda seu funcionamento

Como falamos anteriormente, a direção hidráulica é composta por um conjunto de peças, que utiliza uma bomba, válvulas e um pistão de dupla ação que, quando acionados dão mais leveza ao volante e facilitam o motorista no momento das manobras e na realização de curvas. Esse sistema se popularizou rapidamente, pois possibilitou o motorista a ter muito mais conforto na direção e ajudou os motoristas de primeira viagem a trafegar com mais segurança.

Como a potência do motor é afetada

Para que o sistema de direção hidráulica possa funcionar corretamente, ele utiliza a força do motor – que por consequência, acaba perdendo parte de sua força. O volume da potência retirada varia de acordo com o modelo do carro, motor e tipo de direção.

Para termos uma ideia, vamos utilizar o exemplo de um veículo de pequeno porte. Quando ele está trafegando em linha reta, o consumo é de, aproximadamente, 1.300 watts, ou seja, 1.8 cavalos. Se ele estiver manobrando para estacionar, o consumo sobe para 4.300 watts ou 3,2 cavalos. Esses valores podem subir ainda mais quando o sistema de direção hidráulica não passa por manutenção, pois com o nível do fluido abaixo do determinado e as correias com desgaste, ele pode roubar mais potência do motor, podendo causar, inclusive, sérios danos ao automóvel.

Como economizar

A alternativa encontrada no mercado automobilístico foi a direção elétrica, que tem o consumo bem inferior ao sistema hidráulico. Isso porque o seu funcionamento não é contínuo – fazendo com que o motor não tenha sua potência diminuída a todo momento e o consumo de combustível seja bem menor.

Assim, além de tornar o seu carro mais potente para dirigir pelas ruas e estradas, o consumo mensal com o combustível cai consideravelmente. A manutenção da direção elétrica não requer muitos cuidados, diferente da hidráulica – que precisa de atenção a todo momento.

Uma alternativa para equilibrar as qualidades de ambas as direções é o sistema eletro-hidráulico, que funciona com uma bomba hidráulica, mas acionada por um motor elétrico próprio – poupando o motor principal do carro, demandando menos potência e consumo de combustível.

Precisando de ajuda com o sistema de direção do seu carro? Venha para a CP Fabbri! Somos uma das maiores distribuidoras de peças automotivas, além de oferecer serviços de manutenção e reparos em veículos. São diversas lojas espalhadas, e com certeza uma bem perto de você. Consulte nossos endereços e solicite um orçamento – você verá que possuímos os melhores preços da região!

Quer receber nossos conteúdos exclusivos? Preencha abaixo:



0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *