Como o freio do carro funciona?

Como o freio do carro funciona?

Basta apertar o pedal ou puxar a alavanca e pronto: o freio do carro é acionado. Embora a ação faça parecer simples, o sistema de frenagem é complexo e depende de diversos componentes. O motorista deve ter total atenção e seguir todos os cuidados com o freio do carro para evitar sérios acidentes. Ficar atento ao tempo de revisão, barulhos e dificuldade na hora de frear é essencial.

Para entender como funciona o freio do carro, é preciso saber qual é o sistema de frenagem. Os freios de disco são os mais utilizados e funcionam por conta do atrito de alguns componentes, gerando calor, que se dissipa no ar, e convertendo em energia mecânica para imobilizar o carro.

Principais componentes do freio

A maioria dos automóveis brasileiros possuem o mesmo padrão de frenagem: freio a disco nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras. Alguns modelos possuem ainda o sistema de freios ABS, um complemento do sistema de frenagem que evita o travamento das rodas ao pisar no pedal.

Por conter uma série de peças, o funcionamento do freio do carro só é 100% eficiente quando todo o conjunto está em boas condições. É importante estar atento aos sinais de problemas e o tempo de duração de cada uma delas.

Pedal: é a forma de acionamento do freio do carro, independente do seu sistema, e precisa funcionar com um toque sutil. É um dos componentes mais resistentes e normalmente não necessita ser trocado, exceto em caso de acidentes que o entortam.

Discos: eles ficam nas rodas e param o carro quando entram em contato com as pastilhas. Quando o veículo trepida muito no momento da frenagem, é sinal de alerta: os discos podem estar gastos ou tortos. Como não há prazo de troca, é preciso estar atento aos desgastes.

Tambor: é o que aciona o freio nas rodas traseiras. Assim como os discos, não há um prazo de troca – é preciso estar atento à trepidação durante a frenagem e sua espessura.

Pastilhas: entram em contato com o disco de freio para parar o veículo, e geralmente ficam apenas nas rodas dianteiras. Com o desgaste, o poder de frenagem vai diminuindo – o que pede sua troca. O prazo depende muito do uso do motorista, mas geralmente as pastilhas são trocadas a cada 20 mil quilômetros.

Servo freio: ele funciona como o transmissor da força de acionamento do pedal para todo o sistema de frenagem, com o vácuo gerado pelo funcionamento do motor. Por isso, o pedal é duro quando acionado com carro desligado. No entanto, se tiver essa sensação ao dirigir vale checar se o servo freio está com problemas. O tempo de vida desse componente é entre 120 mil e 200 mil quilômetros.

Cilindro mestre: ele abastece o sistema de freios com o fluido do reservatório, transformando a pressão mecânica em hidráulica. Se o pedal de freio ficar baixo, é sinal de problema: pode haver corrosão interna, por conta de fluido contaminado ou vencido. Com a manutenção correta, o cilindro mestre dura até 100 mil quilômetros.

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