Economize combustível com essas 7 dicas essenciais

Economize combustível com essas 7 dicas essenciais

Há quase 1 ano atrás postamos um artigo sobre 7 dicas para reduzir o consumo do combustível, agora depois de muitas idas e vindas no preço do combustível, greves e outros diversos movimentos, resolvemos publicar um novo conteúdo com novas dicas para você!

O preço do combustível é algo que tira o sono de muitos motoristas. Com a variação constante nos preços, muitos buscam formas de economizar o combustível para diminuir a frequência nos postos de abastecimento.

Seja gasolina, diesel ou etanol, saiba que é possível sim economizar combustível e ter uma boa diferença no bolso ao final do mês. Para te ajudar, reunimos as principais dicas para ter atitudes econômicas com seu carro, sem deixar de lado os cuidados básicos e nem o desempenho que ele deve apresentar. Confira!

1: Use o pé direito com leveza

Uma das formas de economizar o consumo de combustível é evitar fortes acelerações e a frenagem brusca. Por isso, a dica é usar o pé direito de forma progressiva, sem forçar demais o carro.

2: Diminua o peso

Muitos não sabem, mas o carregamento de peso pode influenciar no consumo de combustível. A recomendação dos especialistas é evitar deixar o porta malas com muitas coisas sem necessidade. A cada 50 quilos de peso excedente no veículo, o consumo de combustível aumenta em 1%. Além disso, esse hábito ainda pode diminuir o tempo de vida útil da suspensão, dos freios e também dos pneus.

3: Feche as janelas

Quando estiver rodando em uma estrada, que precisa de alta velocidade, a melhor forma de economizar é fechando os vidros. Desta forma, você estará gerando a redução da resistência do ar, o que diminui o consumo do combustível.

4: De olho na calibragem dos pneus

Pneu murcho é certeza de aumento de consumo. Por isso é muito importante fazer uma checagem constante dos pneus e mantê-los sempre calibrados. Essa atitude econômica também é uma forma de evitar acidentes graves.

5: Respeite os níveis de combustível

Nada de pedir ao frentista para encher o tanque até a boca, pois uma parte excedente acaba vazando pelo bocal ou válvula de alívio. Muitos acreditam que isso vai diminuir a frequência ao posto, mas pode antecipar sua visita ao mecânico.

6: Evite esticar as marchas

Se não houver necessidade, evite fazer este tipo de ação. A melhor forma de economizar é fazer as trocas nas rotações adequadas. Uma dica é ficar de olho no conta-giros e fazer com que o motor trabalhe na rotação próxima ao regime de torque máximo.

7: Faça a manutenção periódica dos filtros

Quando entupidos, os filtros podem fazer com que haja um consumo de combustível acima da média. Não esqueça de fazer a substituição dos filtros a cada 10 mil quilômetros.

Com essas dicas, você já irá perceber uma economia significante de combustível no final do mês. Vale também abastecer somente em postos credenciados e de confiança. Assim, você evita problemas que podem aumentar (e muito) os gastos com seu carro.

Não esqueça de passar na Center Peças Fabbri e conferir as grandes oportunidades de peças automotivas e acessórios para aumentar ainda mais o desempenho do seu carro. Além de uma variedade de marcas, também oferecermos serviços de manutenção, como troca de óleo, alinhamento e balanceamento. Agende seu horário e venha ver de perto nossas condições especiais!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *