Como identificar problemas no câmbio do seu carro

Como identificar problemas no câmbio do seu carro

Você sabe identificar problemas no câmbio do seu carro? Parte fundamental para o funcionamento do carro, esta peça precisa de cuidados para que o motorista não fique na mão no meio do caminho.

O câmbio funciona como um multiplicador de força do veículo, distribuindo a potência e torque de acordo com a necessidade. Por isso, é importante que você saiba quando ele começa a apresentar problemas para evitar chamar o guincho inesperadamente. Confira!

Problemas para encaixar a marcha

Esse é um dos problemas mais comuns que o câmbio pode apresentar em veículos de transmissão manual. Geralmente, você percebe que há problemas quando aciona o pedal da esquerda, move o câmbio e a marcha não encaixa.

O problema geralmente é por conta do nível baixo de fluido da embreagem ou sua viscosidade. Mas vale investigar em um mecânico, pois pode ser um problema de embreagem ou outros componentes do conjunto.

Cheiro de queimado ao mover o carro

Se ao mover o carro, principalmente em marcha lenta, você sentir um cheiro de queimado fique alerta: isso pode ser um sinal de superaquecimento da transmissão. Outro motivo que acarreta este problema é o excesso de resíduos no fluido.

Ruídos no carro em ponto morto

Esse problema costuma ser raro de acontecer e também está relacionado ao fluido da embreagem – que pode estar com o nível baixo ou viscoso além do permitido. Outro motivo para o ruído em ponto morto são problemas mecânicos, que costumam dar bastante trabalho, principalmente se o motorista evita de ir ao mecânico com urgência.

Problemas na alavanca

Esse problemas traz um alerta máximo: quando a alavanca do câmbio está desencaixando e voltando ao ponto morto, é preciso correr para um mecânico o quanto antes. Isso pode causar problemas sérios e enguiçar o carro a qualquer momento.

Atritos no engate

Quando a marcha está arranhando, ou seja, emitindo um barulho ao ser engatada, você pode estar com problemas no cabos de ligação entre câmbio e embreagem. No entanto, esse ruído também ocorre quando o motorista se esquece de acionar a embreagem ao fazer a troca da marcha – essa ação deve ser evitada para não danificar o sistema de funcionamento do seu carro.

Manchas na garagem

Nada de evitar aquela manchinha de óleo na sua vaga de garagem – isso pode ser um vazamento no seu carro. A regra básica para todo motorista é sempre estar atento a esses vazamentos, pois podem trazer grandes problemas. Faça uma revisão frequentemente.

Carro tremendo muito

A vibração do carro durante a troca de marcha merece atenção. Isso pode ser problemas na transmissão do veículo. Por isso, não deixe de consultar um especialista para garantir que o câmbio esteja em ordem.

Na Center Peças Fabbri, você encontra a peça ideal para seu veículo. E o melhor: se precisar de ajuda com a manutenção do carro, aqui você encontra os melhores especialistas para garantir que a sua direção seja segura e confortável. Confira nossos endereços e solicite um orçamento!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *