Como aumentar a vida útil da bateria do carro

Como aumentar a vida útil da bateria do carro

A parte elétrica do carro depende totalmente da bateria, e por isso essa peça merece atenção e cuidados. Sem ela, o motorista não consegue ao menos dar a partida ou acender as luzes do farol por exemplo.

Umas das recomendações básicas quando se compra um carro é cuidar bem do sistema elétrico. Embora a bateria não precise de manutenção, é possível adotar alguns hábitos que colaboram para aumentar a vida útil da bateria do carro.

Ficou curioso? Confira agora este artigo e veja algumas dicas que vão te ajudar a conservar a bateria e evitar problemas no meio do caminho.

Entenda o funcionamento da bateria do carro

Armazenador de energia, a bateria possui substâncias, como óxido de chumbo e eletrólitos que armazenam energia e permite que ela seja carregada pelo alternador quando o carro entra em funcionamento.

Quando o carro estiver ligado e a bateria carregada pelo alternador, esta importante peça consegue enviar energia para os faróis, ar-condicionado, limpador de pára-brisa, entre outros componentes elétricos.

Mas mesmo quando o carro está desligado, a bateria continua sendo demandada pelos componentes em stand-by, como a central eletrônica, o alarme, rádios e rastreadores. Por isso, sua vida útil pode ser relativa, pois além de depender do consumo de energia do seu carro, o tempo ainda pode variar entre o fabricante escolhido.

Dicas para ampliar a vida útil da bateria do carro

A primeira recomendação é verificar a capacidade da bateria antes de fazer qualquer modificação na parte elétrica do carro. Cada veículo possui um modelo específico, de acordo com seus componentes elétricos. Por isso, quando você instala um alarme ou vidros elétricos no seu carro, isso pode aumentar o nível de consumo e diminuir o tempo que a bateria dura.

Outra dica é manter desligados os componentes elétricos antes de dar partida. Deixar luzes acesas, o som ligado e o ar condicionado, por exemplo, vai fazer com que a bateria seja demandada muito mais do que o habitual logo ao ligar o veículo. Para não esquecer, antes de desligar o motor, desligue esses componentes que o consumo de energia diminuirá.

Quando você utiliza o carro esporadicamente, é importante colocar o motor para funcionar mesmo que por alguns minutos. Como a bateria continua trabalhando em stand-by, vale deixar o carro ligado para que o motor alimente a peça e você não fique na mão na hora de sair por aí.

Outra dica é investir em um auxiliar de partida, que dá mais segurança em casos em que a bateria para de funcionar durante seu trajeto. Essa peça entra em ação dando uma carga na bateria, evitando acidentes e atrasos.

Na Center Peças Fabbri você encontra todas as peças necessárias para que o sistema elétrico do seu carro continue funcionando perfeitamente. Aqui você encontra as melhores marcas e o menor preço da região. Consulte nossos serviços disponíveis e solicite agora mesmo um orçamento e mantenha seu carro pronto para rodar com muito mais segurança e conforto!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *