5 cuidados para ter com seu carro todo mês

5 cuidados para ter com seu carro todo mês

Você sabe quais são os cuidados mensais que você deve ter com a manutenção do seu carro? Muito mais do que abastecer com combustível, o bom funcionamento de um veículo requer atenção a alguns detalhes para que suas peças não apresentem problemas precoces e você precise chamar um guincho.

Para que você se torne um motorista exemplar, listamos os 5 cuidados para ter com seu carro todo mês e garantir uma direção segura, além de mais desempenho ao seu veículo. Confira!

1: Cuidados com os freios

O sistema de frenagem precisa estar sempre em perfeitas condições – somente assim será possível garantir que ele pare quando precisar, evitando graves acidentes.

Por isso, o motorista precisa checar frequentemente o líquido de freio. Se notar que os níveis estão abaixo do recomendado, isso pode ser sinal de algum tipo de vazamento no sistema, o que pode pedir manutenção ou até mesmo a substituição de peças.

Se o vazamento não for o problema, então o carro pode estar com as pastilhas ou discos de freio – o que também vai precisar de um mecânico para sua revisão.

2: Cheque a correia dentada

A recomendação de troca da correia dentada é a cada 50 mil quilômetros rodados, mas por se tratar de uma peça fundamental para o funcionamento do veículo, vale checar seu estado a cada mês.

A correia dentada é responsável por manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo comando de válvulas.

3: Pneus

Eles são responsáveis por ajudar o carro a se movimentar e precisam dar estabilidade e segurança. Por isso, eles devem ser um dos itens do seu check list mensal. O importante é ficar de olho nos desgastes:

  • Se o pneu demonstrar mais desgaste no meio da roda, isso pode ser problema na calibragem. Siga as orientações do fabricante para evitar problemas;
  • Se os pneus estiverem desgastados nas laterais, a pressão pode estar abaixo do recomendado;
  • Agora, se você perceber um desgaste maior em algum lado, interno ou externo, isso pode indicar problemas de alinhamento e balanceamento do carro.

4: Bateria

Em elas, certamente você não irá a lugar algum com seu carro. As baterias são responsáveis pelo armazenamento de energia e distribuição para o sistema elétrico.

As baterias de hoje em dia costumam ser bem protegidas e não precisam de adição de água. No entanto, fique de olho se os cabos estão limpos, sem zinabres e bem fixados aos pólos da bateria.

5: Sistema de arrefecimento

O último item da nossa lista é o sistema de arrefecimento, que faz com que todo o sistema se refrigere, evitando superaquecimentos. Se ele estiver com problemas, o motor pode aumentar o consumo do combustível e ainda comprometer itens, como a junta do cabeçote.

Vale ficar sempre de olho no nível de água no reservatório de expansão, respeitando os limites de mínimo e máximo indicados. Se perceber a necessidade constante de completar os níveis, vale ir ao mecânico para conferir se não há falhas no sistema.

Esses são apenas alguns dos exemplos de manutenção que precisam ser checadas constantemente. Caso precise de manutenção ou troca de peças, conte com o Center Peças Fabbri, que oferece o melhor preço da região. Solicite um orçamento!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *