10 curiosidades que você precisa saber sobre o seu carro

10 curiosidades que você precisa saber sobre o seu carro

O universo automobilístico é cheio de curiosidades que você nem imagina. Este utilitários que já faz parte das nossas vidas se tornou tão importante que muitos não conseguem se ver sem ele.

Mas você sabe tudo sobre ele? Reunimos as 10 curiosidades que você precisa saber sobre seu carro e que você nem imagina que sejam verdade. Confira!

1: O primeiro carro no Brasil

A família Santos Dumont certamente deixou diversas marcas na história: Além de Alberto, pai da aviação, seu irmão, Henrique, ficou conhecido como o responsável por trazer o primeiro automóvel ao Brasil, em 1893. O modelo era um Daimler, movido a vapor.

2: Entre poesia e acidentes

Acidentes de carro no Brasil ganham marcas expressivas nos levantamentos. O primeiro acidente aconteceu em 1897, com o poeta e autor do hino à Bandeira, Olavo Bilac. Na época, o artista colidiu seu veículo com uma árvore.

3: Cadê o retrovisor?

Já imaginou dirigir sem o auxílio do seu retrovisor? No início, ele não existia, e só foi inventado em 1906 por Alfred Faucher – também inventor da luz de freio e do pisca-pisca.

Embora obrigatório no Brasil, alguns países não possuem uma regra quanto ao uso da peça nos carros: exemplo disso é a Índia, onde o espelho retrovisor não é obrigatório.

4: Multa tamanho família

As multas sempre incomodam no bolso do motorista. Mas uma em especial deve ter dado uma verdadeira dor de cabeça. A maior multa do mundo foi emitida na Suíça. Lá, a penalidade é dada de acordo com a renda do infrator. Com isso, um milionário acabou tendo que arcar com um milhão de dólares por ter furado um sinal vermelho.

5: Nada de volante

O volante como conhecemos não era desse jeito quando o carro foi inventado. Antigamente, os carros eram conduzidos por meio de uma alavanca – como se fosse um controle de videogame. Isso só mudou em 1894,quando o francês Alfred Vacheron descobriu que o volante circular possuía maior eficiência.

6: Cavalo mecânico

Em 1899, foi criado um carro que se parecia com uma carroça. O modelo reproduzia, inclusive, um cavalo falso para que os circulantes não estranhassem a máquina.

7: Perfume de carro

Muitos motoristas são apaixonados pelo cheiro de carro novo. Essa tendência fez com que fossem lançados aromatizantes para deixar seu possante com cheiro de novo sempre que quiser.

8: Rei do petróleo

Você sabia que o mercado automobilístico é o que mais consome petróleo? Isso porque mais da metade deste recurso se torna combustível, além de ser usado para fabricar pneus e óleos lubrificantes para motor.

9: Consumo de combustível

Pense bem antes de deixar seu carro ligado sem motivo. A cada três minutos, um motor em funcionamento consome combustível equivalente a um quilômetro rodado.

10: Agilidade na fabricação

O avanço tecnológico fez com que a fabricação de um automóvel se tornasse muito mais rápido. O Fusca, primeiro carro da Volkswagen, criado em 1938, levava uma média de 40 horas para ficar pronto. Hoje, um Celta, da Chevrolet, fica pronto em cerca de 12 horas. E esse tempo só vem diminuindo.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *