Tudo o que você precisa saber sobre alinhamento de caminhão

Tudo o que você precisa saber sobre alinhamento de caminhão

Você já levou seu caminhão para fazer o alinhamento? Esse é um dos itens de manutenção preventiva que ajuda não apenas a evitar acidentes, como também faz você economizar com combustível e peças.

Com todas as rodas alinhadas, inclusive o semirreboque, a manutenção se torna mais simples e barata. Quer saber como é feito o alinhamento de caminhão e quais são suas vantagens? Acompanhe este artigo e conte com os serviços da CP Fabbri para deixar seu trajeto pela estrada muito mais seguro.

Quando é preciso fazer o alinhamento de caminhão

Quando o motorista sente o caminhão puxando para um dos lados enquanto dirige pelas estradas, é sinal de que o veículo está pedindo por um alinhamento. Assim como qualquer outro veículo, o caminhão foi projetado para andar em perfeito alinhamento. Ou seja, os eixos, rolamentos, suspensão e todos os outros componentes ligados às rodas só podem funcionar bem se há o alinhamento de acordo com o padrão.

Esse tipo de problema é normal, pois as buchas de borracha responsáveis pelo alinhamento vão se desgastando com tempo. Além disso, buracos e trepidações – comuns em diversos trechos das rodovias brasileiras, também contribuem para este desgaste.

A recomendação é que, ao primeiro sinal de eixo desalinhado, o caminhoneiro vá a um especialista para realizar o serviço de alinhamento. Desta forma, além de preservar o estado das peças, ele estará garantindo uma direção mais segura.

Problemas de alinhamento de caminhão

Dentre os problemas de alinhamento de caminhão, três tipos são os mais comuns:

 

  • Convergência: o mais comum, ocorre quando os pneus estão direcionados ao sentido inverso do veículo, aumentando o desgaste e sobrecarregando o motor.
  • Câmber: esse tipo de desalinhamento causa deformações nos pneus, com o desbastamento desigual da banda de rodagem. Cada fabricante possui uma faixa de tolerância de cambagem.
  • Cáster: ocorre quando há uma inclinação do pino mestre em relação a seu ponto de fixação no centro da roda.

Realizar o serviço de alinhamento é fundamental para qualquer estradeiro. Desta forma, é possível aumentar a lucratividade e sua eficiência durante as viagens. No entanto, para que o alinhamento seja de sucesso, é importante que o motorista procure um local especializado que utilize peças originais.

Vantagens do alinhamento para o seu caminhão

Ao estar com as rodas alinhadas, os componentes do caminhão trabalham dentro dos parâmetros de fábrica. Desta forma, há menos esforço durante a movimentação do veículo e, consequentemente, menos desgaste nas peças.

Outro ponto é que o alinhamento ajuda a preservar freios e suspensão, itens de extrema importância para qualquer veículo. Com uma roda pendendo para alguns dos lados, há chances maiores de acidentes nas estradas.

Uma dica importante é fazer um controle do alinhamento do caminhão. Ao perceber algum comportamento diferente na direção que indique a dificuldade em mantê-lo em linha reta, procure um mecânico para averiguar a situação do alinhamento.

Não deixe de lado o alinhamento do seu caminhão. Na CP Fabbri você conta com uma equipe especializada em serviços de revisão e manutenção de caminhões, pronta para te ajudar com agilidade e eficiência. Agende um horário e venha conhecer nossas unidades!

 

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *