Cuidados com correia e pinhão de caminhão

Cuidados com correia e pinhão de caminhão

Dentre as peças de caminhão que é preciso estar sempre atento, o conjunto de correia e pinhão estão entre os mais importantes. Esse jogo é responsável pelo sistema de transmissão, fazendo com que seja possível rodar com seu caminhão pelas rodovias do país.

A correia é uma espécie de cinta flexível feita de diversas camadas de lona e borracha vulcanizada, capaz de transmitir força e movimento entre engrenagens. Existem diversos tipos de correias, como as correias lisas, correias dentadas e correias em V.

O modelo liso é o mais simples, e são usadas para passar força em máquinas grandes; já a dentada são usadas em motores de quatro tempos. A correia em V é indicada para os motores que precisam girar de duas a quatro polias.

Já o pinhão é um componente presente na engrenagem, e serve como um sensor de velocímetro. Ele é fixado na coluna da direção e auxilia o giro do volante na cremalheira. Ou seja, ele é responsável por informar ao motorista em qual velocidade o caminhão está rodando.

Mas para que a direção seja segura e você não perca desempenho, vale tomar alguns cuidados que permitem que esse conjunto tenha um tempo de vida útil ainda maior. Reunimos algumas das principais recomendações para que seu caminhão esteja sempre em boas condições para rodar. Tome nota!

Fique atento à manutenção

Um dos principais cuidados que o caminhoneiro deve ter é com a manutenção da correia e pinhão. É importante estar atento às recomendações do fabricante, principalmente ao que se diz sobre a correia.

Num geral, a troca da correia deve ser feita a cada 60 mil quilômetros – mas para evitar surpresas desagradáveis, vale verificar seu estado a cada 20 mil quilômetros.

Na compra de um usado, faça a troca do conjunto

Por serem peças importantes para a segurança do motorista e o desempenho do caminhão, ao comprar um veículo usado a recomendação é fazer a troca completa do conjunto. Isso porque não é possível saber ao certo se o antigo dono seguia as recomendações de cuidados com as peças.

Desta forma, para evitar constrangimentos e problemas no meio da estrada, a medida mais consciente é efetuar a substituição desses componentes e ter total garantia de que você estará em plena segurança.

Utilize produtos de confiança

Não basta apenas ficar de olho e fazer a manutenção: é preciso utilizar produtos de qualidade e peças originais para que não haja modificações no desempenho e potência do veículo. Quando precisar fazer a substituição do conjunto de correia e pinhão, é recomendável utilizar peças da marca recomendada pelo fabricante e fazer a manutenção em um mecânico especializado.

Desta forma, é possível garantir o desempenho de um veículo como se fosse novo e ainda evitar a volta mais rápida ao mecânico, por conta de uma peça de má qualidade.

Na Center Peças Fabbri você encontra conjunto de correia e pinhão de caminhão, além de uma série de peças fundamentais para seu bom funcionamento. Possuímos uma equipe especializada em automóveis de grande porte, pronta para tirar suas dúvidas e realizar serviços de manutenção como troca de óleo, alinhamento e balanceamento. Solicite um orçamento!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *