5 dicas para economizar combustível no seu caminhão

5 dicas para economizar combustível no seu caminhão

Um dos principais gastos que o caminhoneiro tem com seu veículo é com combustível. Por rodar bastante pelas estradas, o abastecimento ocorre com muito mais frequência que um modelo de menor porte.

Mas existem algumas formas para diminuir este consumo, sem deixar de aceitar suas entregas e continuar rodando pelas estradas. Para te mostrar como isso é possível, você listamos as 5 principais dicas para economizar combustível no seu caminhão. Confira!

1: Evite exagerar no excesso das cargas

Além de ser perigoso para sua direção e aumentar o risco de multas, quando o caminhão trafega com excesso de peso ele também aumenta o consumo de combustível. Por isso, é fundamental que a carga respeite o limite de peso do veículo.

Existem profissionais que acreditam que ao levar além do recomendado pela montadora, estará otimizando a cubagem – mas na verdade ele pode aumentar seus gastos com combustível e ainda comprometer as peças do caminhão.

2: Fique de olho na calibragem dos pneus

É fato: pneu murcho compromete todo o desempenho do veículo – inclusive aumentando o consumo de combustível. Com essa simples atitude, você estará aumentando a durabilidade do jogo de pneus e aumentando a estabilidade do caminhão, que terá um consumo menor de combustível.

3: Faça um bom planejamento de rotas

Ao saber qual o endereço de destino, a melhor forma de evitar que o caminhão gaste muito combustível é pensar no trajeto. Além da distância, tente utilizar as vias mais estáveis e com menos buracos. Assim, seu caminhão consegue ficar estável no maior tempo possível do trajeto, evitando a utilização de mais potência.

4: Controle o nível de velocidade

Uma forma de fazer com que o caminhão utilize combustível de forma otimizada é controlar a velocidade atingida na estrada. A taxa de consumo ideal para os veículos é de 40 a 70 km/h, em média. Acima disso, o motor passa a exigir mais combustível. Para se ter uma ideia, o nível de consumo aumenta em 1% a cada quilômetro assim que o caminhão ultrapassa a velocidade de 88 km/h.

5: Pesquise antes de abastecer

São diversos postos de abastecimento ao redor do Brasil. No entanto, para que você garanta que o que está sendo colocado no tanque de combustível do seu caminhão seja um produto de qualidade é preciso pesquisar.

Além do preço, que pode sofrer alteração de acordo com a autorizada, é recomendável optar por postos reconhecidos para evitar o abastecimento de combustível adulterado – que pode causar sérios danos para o veículo.

Além dessas cinco dicas, é fundamental respeitar a periodicidade da manutenção e fazer revisões constantes. Afinal, quanto melhor estiver a situação do seu caminhão, mais econômico ele pode ser.

Conte com a Center Peças Fabbri para cuidar do seu caminhão. Aqui você vai encontrar peças e acessórios, além de um amplo serviço de manutenção. Possuímos uma equipe de profissionais especializados em alinhamento, balanceamento, troca de óleo e muitos outros serviços para veículos de grande porte. Solicite agora mesmo um orçamento!

Center Peças Fabbri Caminhões 0 Comentários

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *