10 curiosidades que você precisa saber sobre o seu caminhão

10 curiosidades que você precisa saber sobre o seu caminhão

Atualmente, o Brasil possui uma frota de 68,5 milhões de veículos. Destes, mais de 2 milhões são caminhões. Em São Paulo está concentrada a maior frota de caminhões do país: são 18,9 milhões de veículos.

Responsáveis pelo transporte de cargas, os caminhões garantem que roupas, medicamentos, matérias primas, alimentos e demais itens possam ser transportados para empresas e consumidores. Confira agora 10 curiosidades que você precisa saber sobre o seu caminhão.

1: Volume de carga

Na década de 70, o volume de carga transportada pelo país aumentou de 124,5 para 204,8 bilhões de toneladas – o que mostrou a capacidade da expansão da frota de caminhões do Brasil.

2: Frenagem e campos de futebol

Quando é necessário frear um caminhão por completo, numa velocidade média de 80 km/h, o caminhoneiro precisa da distância equivalente a um campo de futebol completo – ou seja, 108 metros.

3: Potência a cavalo

Você sabe por que a potência do seu caminhão é medida em cavalos? Ela foi intitulada desta forma, pois antigamente eram os cavalos que ajudavam a transportar as cargas – principalmente das minas inglesas, no século XVIII.

4: Bicudo

Já ouviu um caminhoneiro dizer bicudo? Essa é uma gíria utilizada pelos caminhoneiros para denominar os caminhões que possuem motor na frente da boleia.

5: O primeiro caminhão não era tão rápido como hoje

O primeiro caminhão do mundo foi construído em 1896: ele tinha 10 cv e rodava a apenas 12 km/h. Hoje em dia, mesmo os modelos utilizados em mineração, podem chegar à potência de até 750 cv.

Este modelo foi construído com quatro rodas de ferro e madeira, uma plataforma e um motor a gasolina. Os fundadores foram os alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach.

6: Os mascarados

Quem costuma circular próximo a fábricas de caminhões já pode ter visto um caminhão “mascarado”. Esse é o nome utilizado para falar dos modelos que ainda não foram lançados, para não revelar à concorrência detalhes do visual do veículo. A camuflagem geralmente é feita com uma lona preta e adesivos quadriculados.

7: Os mais rápidos

Existem caminhões que podem atingir a velocidade de 240 km/h – mas eles somente são utilizados nas corridas da Fórmula Truck. Seus motores possuem cerca de 1000 cv.

8: Frases de para-choque

Todo caminhão possui uma frase estampada no seu para-choque. Essa mania teve início nos anos 50 e foi inspirada no filateado, uma técnica de desenhos argentinos que estilizavam carroças. Com o tempo, os desenhos foram sendo acompanhados de frases e até que, nos anos 80, todo caminhoneiro aderiu a essa febre.

9: Modelos autônomos

Os pesados também possuem modelos que não precisam de humanos para serem operados. Em 2016, a empresa Uber fez a primeira entrega com um caminhão autônomo. Foi uma corrida de 190 quilômetros, com 2 mil pacotes de cerveja.

10: Pneu tamanho família

O maior pneu de caminhão já fabricado possui 4,03 metros de diâmetro e 1,50 de largura, pesando mais de 5 toneladas. As empresas responsáveis pela criação são a Michelin e a Titan.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *