Tudo o que você precisa saber sobre alinhamento e balanceamento

Tudo o que você precisa saber sobre alinhamento e balanceamento

Você se preocupa com o alinhamento e balanceamento do seu carro? Esse serviço de manutenção é fundamental para manter a direção segura, preservar o tempo de vida útil do motor e ainda economizar combustível.

Quando o carro começa a puxar mais para um lado, trepidando muito e fazendo alguns barulhos esquisitos em alta velocidade, pode ser um sinal de que ele está precisando de manutenção.

Mas você sabe qual a importância do alinhamento e balanceamento do seu carro? Veja agora algumas informações importantes sobre esses serviços e veja algumas dicas sobre o assunto.

Dicas sobre alinhamento do carro

O alinhamento do carro se perde quando se passa constantemente por pistas irregulares, pois a fixação da suspensão acaba sendo deslocada. Desta forma, há a despadronização dos parâmetros da suspensão, desestabilizando a direção do veículo.

Para evitar o problema, vale seguir as orientações de manutenção da fabricante, mesmo se no período você não identifique nenhuma anormalidade na direção. Vale também consultar um especialista em caso de colisão com pedras, guias ou após passar bruscamente em um buraco.

Outro sinal de desalinhamento é quando se nota um desgastes estranhos nos pneus – principalmente em suas bordas. Neste caso, os pneus também devem ser trocados. Se puder evitar vias esburacadas e com muitas irregularidades, é ainda melhor.

Em carros mais atuais, há a possibilidade do reparo de convergência ou divergência, além da regulagem do câmber e do cáster – características que garantem mais estabilidade durante a direção.

Dicas sobre balanceamento

O balanceamento também é responsável pela estabilidade do carro, equilibrando os pneus e as rodas. Quando há algo errado com ele, você sentirá os movimentos de rotação da roda diferentes do que o programado, com trepidações e oscilações no volante.

Para fazer o balanceamento, o conjunto de roda e pneu são retirados e feito um mapeamento para localizar as partes gastas do pneu. Com o veículo balanceado, você consegue economizar no combustível, já que o carro terá mais estabilidade para direção e não precisará de mais potência do motor.

Existem dois tipos de desbalanceamento: o estático, que faz a roda “pular” quando se atinge a velocidade de 60 km/h, e o dinâmico, que faz com que a roda cambaleie para os lados e pode ser percebido a partir dos 80 km/h. No entanto, ambos são altamente perigosos (principalmente em estradas) e precisam ser reparados assim que houver sinal de qualquer anormalidade.

Recomenda-se que o balanceamento seja feito a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada troca do conjunto de pneus. Também é indicado balancear sempre que houver troca ou reparos em pneus ou câmaras, ou sempre que se substituir peças do conjunto rodante, como peças da suspensão, pastilhas de freios e rolamento da roda.

O serviço de alinhamento e balanceamento na Center Peças Fabbri é realizado com rapidez e eficiência, o que fará com que você fique poucas horas aguardando. Isso garante que a viagem continue com mais segurança e tranquilidade. Agende seu horário e conte com nossos serviços automotivos!

 

1 Comentário

  • W

    Ótimas informações,
    Obrigado.

    Responder
  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *