Como cuidar das peças de borracha do seu carro

Muitas peças de carro são feitas de borracha, inclusive componentes classificados como essenciais. Além da parte externa, existem peças que não estão visíveis que também são feitas de borracha e precisam estar sempre em ordem para garantir o bom funcionamento do seu carro.

Isso porque se houver problemas, elas podem comprometer, inclusive, outras peças do carro. Que tal evitar dores de cabeça no mecânico e cuidar melhor do seu carro? Garanta uma direção mais segura com essas dicas que vão te ajudar a cuidar das peças de borracha do seu veículo. Confira!

Pneus

O jogo de pneus é primordial para que você possa dirigir por aí, e por isso merecem atenção redobrada. Fique atento à conservação dos pneus – inclusive do estepe: observe se os sulcos estão com a profundidade permitida para rodar. Caso essa profundidade já tenha atingido o limite, vale investir em um novo jogo para evitar multas e acidentes.

Borrachas de guarnição

Por não haver um tempo de vida útil pré determinada, é importante que o motorista fique de olhos nas guarnições que ficam nas portas, capô e pára-brisa.

Por estarem em contato com fatores externos, como excesso de sol ou umidade, essas borrachas podem ressecar e se romper quando menos se esperar. Se perceber que suas condições já não estão favoráveis para vedar e exercer suas funções, é hora da troca – vá em um local especializado para que elas sejam instaladas corretamente.

Coxins e buchas

Essas peças de borracha são muito importantes para absorver as vibrações do motor, além de estarem presentes também em partes da suspensão. Responsáveis pelo amortecimento, os coxins suportam a carga e também os impactos do chassi sobre a base do carro. Com toda essa ação, com o tempo a borracha pode romper.

Para evitar problemas com os coxins e buchas é importante ficar atento a ruídos estranhos na parte inferior do carro. Além disso, caso você sinta vibrações na alavanca do câmbio e dificuldades em manter o veículo em linha reta é importante verificar a necessidade de troca.

Mangueiras

Elas precisam estar em perfeitas condições para conduzir os fios e gases do veículo. Em diferentes espessuras, essas peças de borracha possuem prazo de validade. Por isso, é importante ficar atento a ressecamentos e rachaduras, pois como elas transportam líquidos e gases, qualquer sinal de vazamento pode comprometer as demais peças do carro.

Para essas e outras peças de borracha, vale prestar atenção a alguns detalhes – principalmente quando levar seu carro para manutenção. Veja quais produtos serão utilizados na limpeza; óleos de petróleo e produtos com solventes químicos podem comprometer as peças de borracha. Assim, ao invés de ter um carro em perfeitas condições, você pode ter problemas futuros.

Se precisar trocar suas peças de borracha, conte com a Center Peças Fabbri. Aqui, além das principais marcas do mercado, você tem os melhores preços da região. Além disso, é possível fazer a manutenção do seu veículo, com toda a qualidade, agilidade e compromisso que você merece. Solicite agora um orçamento!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *