Tudo o que você precisa saber sobre amortecedores

Os amortecedores são componentes do sistema de suspensão que tem como função amortecer e absorver as vibrações do carro, vindas por conta de vias esburacadas ou com imperfeições. Assim, as molas não oscilam continuamente e você tem uma direção mais confortável e segura.

E para que você possa dirigir com segurança e tenha toda a performance que merece, é importante saber como fazer sua manutenção. Para te ajudar, trouxemos as informações mais importantes sobre esta peça. Confira!

Características básicas

O amortecedor utilizado em carros e motos, geralmente são os do tipo telescópico. Ele é um tipo de cilindro ligado a uma haste, que pode ser tubular ou bi tubular.

Além disso, os amortecedores também possuem as seguintes características:

  • Presença de válvulas
  • Canais de passagem para fluido hidráulico
  • Sistema hermético
  • Depósito sob pressão

Quando trocar o amortecedor?

Não há um prazo certo para realizar a troca do amortecedor. Isso porque cada tipo dura até um tipo de quilometragem. Por exemplo, há marcas que não chegam a 5 mil quilômetros rodados; já outros de melhor qualidade, podem atingir os 150 mil quilômetros rodados.

Além disso, a troca também vai depender da forma que você utiliza seu veículo, bem como o tipo de pavimento em que você costuma dirigir o carro. Aliás, sua direção também pode afetar diretamente na vida útil do amortecedor – então, não esqueça de ter uma direção segura para evitar problemas.

No entanto, a própria peça começa a dar sinais de que há problemas e é preciso uma substituição. Quando o seu carro começa a trepidar além do normal, ou a traseira do veículo balança exageradamente pode ser uma boa pedida para visitar o mecânico.

Outro tipo de sinal de que há problemas é quando o carro começa a fazer muito barulho toda vez que a suspensão trabalha. O problema mais grave é quando se ouve uma batida seca – que indica a quebra total do amortecedor. Nesses casos, o veículo deve ser levado imediatamente à oficina.

Manutenção preventiva é fundamental

Mesmo sem um tempo pré-definido para a troca do amortecedor, é importante fazer a manutenção preventiva periodicamente. Os especialistas recomendam que essa revisão seja feita a cada 40 mil quilômetros rodados.

Você também pode fazer um teste rápido no seu amortecedor. Faça pressão na frente do capô do veículo. Vá diminuindo a pressão e verifique a oscilação do carro. Se ele oscilar uma única vez, a peça está em boas condições – mas se ela balançar mais, vale checar seu estado com um mecânico.

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