Dicas de manutenção do pneu do caminhão

Dicas de manutenção do pneu do caminhão

Muito mais que um meio de transporte, o caminhão é um grande investimento que requer cuidados com manutenção para prolongar sua vida útil. E entre os itens mais importantes está o jogo de pneus.

Por conta do intenso transporte de cargas dos mais diferentes pesos e tamanhos, além das condições precárias das estradas, os pneus precisam estar em perfeitas condições para garantir uma direção mais segura.

Veja agora algumas dicas de manutenção do pneu do caminhão que vão ajudar a aumentar o tempo de uso sem perder a qualidade. Tome nota!

Não ultrapasse o limite de desgaste

De acordo com a resolução do CONTRAN n°558/80 (Conselho Nacional de Trânsito), o limite dos sulcos dos pneus é de 1,6 mm de profundidade. Abaixo disso, o pneu já é considerado careca e sem condições ideais para uso – o que oferece riscos de direção ao motorista, que ainda fica suscetível a multas.

Fique atento ao tipo de solo

O caminhão acaba percorrendo por diferentes tipos de solos, como zona urbana, rodovias e estradas de terra. Esses desníveis acabam afetando a qualidade do pneu, que sofre mais ou menos irregularidades por conta dos desníveis da pavimentação.

Vale ter em mente os locais por onde você percorrerá com o veículo para que seja mais fácil prever o tempo de uso do jogo de pneus – pois com o aumento das irregularidades nas vias percorridas, o desgaste pode ser maior. Com isso, o motorista pode se planejar melhor para a compra de novos pneus.

Analise o estado dos pneus

O Tread Wear Indicator é um indicador muito útil para os motoristas. Os pneus já apresentam este benefício, que facilita a identificação do desgaste dos sulcos. No caso de caminhões que transportam grandes cargas com frequência, é fundamental que haja um acompanhamento constante.

Essa conferência é bastante simples e não toma o tempo do motorista: basta localizar o indicador – que pode ser a sigla TWI ou um símbolo de triângulo na lateral do pneu. Além disso, é importante estar atento se há sinais de bolhas, rasgos aparentes ou perfurações. Em altas velocidades, esses danos podem fazer com que o pneu estoure – resultando em graves acidentes.

Faça o rodízio

Essa medida também é utilizada em veículos menores e apresentam bons resultados para aumentar o tempo de vida dos pneus. Ao fazer o rodízio, é possível ter um desgaste mais homogêneo. Muito mais que aumentar o tempo de uso, isso também torna o caminhão mais estável para fazer curvas ou freadas bruscas.

Vale também realizar o balanceamento e alinhamento a cada 10 mil quilômetros, que vai contribuir com o bom uso dos pneus e ainda garante uma direção mais segura. Outro ponto importante é fazer a calibração, pois quando estão murchos há um aumento do consumo de combustível, além de um desgaste ainda maior de todo o jogo de pneus.

Se você está em busca de uma direção econômica para seu caminhão, a manutenção dos pneus deve estar entre suas prioridades. Conte com a Center Peças Fabbri nesse momento: além de pneus de alta qualidade para caminhões, você ainda pode contar com os serviços de alinhamento, balanceamento e troca de óleo. Solicite um orçamento!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *