5 dicas para aumentar a durabilidade do motor

5 dicas para aumentar a durabilidade do motor

O motor é a peça mais importante do carro. Considerado o coração de um veículo, ele é o grande responsável pelo seu funcionamento. Com os cuidados corretos, sua durabilidade pode chegar a um milhão de quilômetros rodados.

Aumentar a vida útil do motor é muito mais simples do que se imagina. Com algumas medidas, como ficar atento aos prazos de manutenção e ter cuidados na direção que o motor do carro ter muito mais durabilidade.

Que tal garantir que o motor do seu carro dure por muito mais tempo? Listamos os principais cuidados para garantir mais durabilidade e potência do motor, contribuindo para uma direção segura e muito mais confortável. Confira!

1: Atenção com a troca do óleo

O óleo do motor é responsável por lubrificar suas peças, deixando o movimento interno mais macio e ainda fazendo a limpeza de todo o motor. É importante realizar a troca, pois é o óleo que vai retirar os microscópicos fragmentos metálicos gerados do contato entre as peças por ele lubrificadas.

Faça a troca de acordo com a recomendação do fabricante – que geralmente, é entre 10 mil quilômetros ou a cada seis meses. É fundamental utilizar o indicado no manual, evitando o comprometimento das peças.

2: De olho na água do radiador

Deixar a água do radiador em seu nível correto ajuda bastante no aumento da durabilidade do motor. Isso porque se houver menos água que o recomendado, o motor pode sobre superaquecimento, gerando grandes danos. Outra dica é fazer a troca do aditivo do radiador a cada 10 mil quilômetros, para garantir limpeza do sistema de arrefecimento.

3: Período de amaciamento

Ao comprar um carro novo, nada de sair por aí dando aceleradas. Os primeiros 3 mil quilômetros são considerados o tempo de amaciamento do motor, e a aceleração deve seguir as orientações do fabricante. Vale ter mais cautela nas aceleradas mais bruscas, não passando das 5 mil rotações por minuto.

4: Cuidados durante a limpeza

Vai lavar o carro? Então garanta que o motor não será molhado. Outra recomendação é a limpeza do filtro de ar do motor, que deve ser substituído periodicamente em uma mecânica especializada – bem como o filtro de combustível. Com isso, você evita o acúmulo de sujeira, que compromete o tempo de vida útil do motor.

5: Combustível de qualidade

Quando um combustível de má procedência é utilizado, o motor pode sofrer danos por conta de solventes e outros produtos químicos. Isso é um verdadeiro minimizador da durabilidade do motor do carro. Por isso, prefira abastecer apenas em postos de confiança – e se usar gasolina, prefira a aditivada, que aditivos que ajudam na limpeza interna das partes móveis do motor e nos bicos injetores.

Com esses cuidados, você garante mais durabilidade do motor. Quando for fazer a troca de peças e filtros, opte sempre por marcas de confiança para que seu carro tenha total proteção. Aqui na Center Peças Fabbri, você encontra as principais marcas do mercado e o melhor preço da região. Solicite agora um orçamento!

 

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *