Como reduzir os custos de manutenção do caminhão

Como reduzir os custos de manutenção do caminhão

Todo caminhoneiro sabe: quem não cuida bem do seu caminhão pode desembolsar bastante dinheiro na hora da manutenção. Isso porque a quantidade de quilômetros rodados e peso de carga já fazem com que seu desempenho seja requisitado todo o tempo. Por isso, ter consciência de alguns cuidados é fundamental.

Mas como reduzir os custos de manutenção do seu caminhão? Algumas medidas simples já fazem uma grande diferença, permitindo ao caminhoneiro economizar na hora de visitar o mecânico. Confira agora algumas recomendações básicas que podem ajudar bastante, acompanhe nossas dicas!

Direção defensiva

Quando o motorista dirige de forma cautelosa, a redução de acidentes é um fato; e ao diminuir acidentes, automaticamente ele está preservando o caminhão. Ao acelerar ou frear de forma brusca, o veículo estará consumindo mais combustível, exigindo mais dos pneus e gerando desgaste em diversas peças, como pastilhas, as lonas, as rodas, a suspensão e até mesmo a transmissão do veículo.

Qual é a sua rota?

Tente traçar a menor distância e em estradas com melhores condições. Para isso, vale se informar sobre a rodovia que precisará percorrer e recorrer ao GPS para pensar nas melhores formas para evitar passar por buracos, asfalto em condições ruins e vias perigosas, que mesmo com uma boa direção influenciam no desempenho do caminhão.

Conservação dos pneus

O transporte de cargas pesadas e longas distâncias faz com que os pneus sofram um desgaste maior. Além de diminuir seu tempo de vida, ainda podem exigir muito mais do motor. Por isso, vale ficar de olho na calibragem dos pneus, e fazer sua manutenção com frequência.

Outro ponto é fazer a troca do jogo assim que perceber que eles estão começando a ficarem carecas. Assim, além de preservar a sua segurança, você ainda evita ser multado por conta de um jogo fora das condições exigidas por lei.

Manutenção preventiva

Investir em manutenção preventiva faz toda a diferença. Assim, você estará sempre atento a qualquer problema e até mesmo se antever a ele. Esse tipo de manutenção é muito mais barato que a corretiva e vai deixar seu caminhão com jeito de novo.

Para saber a periodicidade recomendada para o seu caminhão, vale consultar o manual da fabricante e respeitar esse prazo.

Fique atento aos sinais

Saber como está o funcionamento do caminhão e perceber que há problemas é fundamental. Por isso, preste bastante atenção aos sinais que ele te dá. Ouvir barulhos estranhos, perceber a perda de potência, sentir que o caminhão está balançando em excesso e ter um consumo maior de combustível são sinais de parada obrigatória no mecânico. Não deixe para depois e evite grandes complicações com seu caminhão.

Na CP Fabbri estão todas as peças necessárias para uma manutenção completa do seu caminhão. Além de autopeças e acessórios, você ainda conta com o serviço de troca de óleo, deixando o dia a dia do caminhoneiro ainda mais prático. Consulte nosso catálogo e visite uma de nossas unidades – possuímos o melhor preço da região!

Quer receber nossos conteúdos exclusivos? Preencha abaixo:



0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *