Por que é necessário trocar o fluido de freio?

Por que é necessário trocar o fluido de freio?

O fluido de freio é indispensável para o bom funcionamento do freio. Com ele, o sistema de frenagem transfere a pressão exercida sobre o pedal até as pastilhas e sapatas, fazendo com que o veículo diminua sua velocidade até parar por completo.

Sendo o grande responsável pelo sistema de frenagem, é fundamental que o motorista fique de olho no fluido de freio, evitando problemas durante a direção. Se a troca desse item não está na sua prioridade, é hora de rever sua lista de manutenção e entender porque é necessário trocar o fluido de freio. Confira agora o que é, como realizar a manutenção e o momento certo da sua troca.

Função do fluido de freio

Quem imagina que os itens de segurança se resumem em cinto de segurança e airbags está enganado. O fluido de freio é um ótimo exemplo de como o bom funcionamento de todos os componentes influenciam na segurança da direção.

Esse líquido está ligado diretamente ao sistema de frenagem, e tem uma formulação específico para sistema hidráulicos – seja de carros, bicicletas, caminhões, motos ou até mesmo aviões.

A função principal do fluido de freio é fazer com que a força transmitida ao pedal seja refletida nas pastilhas, diminuindo a velocidade ou parando o veículo. Além disso, o fluido ainda exerce a função de manutenção de todo o sistema de frenagem, pois faz a lubrificação dos componentes e evita seu desgaste prematuro.

Trocar ou completar?

O fluido de freio é diferente dos outros líquidos do carro, e não se dissipa com o tempo. Quando há uma diferença nos níveis, é sinal de alerta: os níveis não devem ser completados e o carro precisa ir direto à oficina. Isso pode significar vazamentos, que pode causar uma contaminação por umidade.

Quando o carro apresenta vazamento do fluido de freio, a causa pode ser de peças como cilindros, mangueiras, canos e conexões que fazem parte do sistema. Um dos lugares visíveis que costuma vazar é próximo às rodas. Os níveis baixos acendem uma luz no painel, facilitando a identificação do problema.

Embora o fluido de freio não se dissipe, ele se transforma. Sua característica é higroscópico, ou seja, absorve a umidade do ar com facilidade. Com o tempo, esse fluido vai se diluindo até se transformar em água. Por isso, é importante fazer a troca completa para garantir total segurança e preservar todo o sistema de frenagem do carro.

Geralmente, a troca do fluido de freio é realizada a cada 10 mil quilômetros ou anualmente. Verifique sempre as recomendações do fabricante para respeitar o tempo e utilizar o tipo de fluido de freio correto.

Para não errar, vale recorrer a lojas especializadas na troca do fluido de freio. Com ferramentas precisas e técnicas adequadas, a Center Peças Fabbri realiza o serviço com agilidade e excelência. Além disso, você encontra peças automotivas, acessório e muito mais para carros, motos e caminhões – em todas as nossas unidades. Confira os endereços das nossas unidades e conheça nosso catálogo completo!

Quer receber nossos conteúdos exclusivos? Preencha abaixo:



0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *