Entenda a importância da manutenção de freios

Entenda a importância da manutenção de freios

Você faz a manutenção de freios no seu carro? Um dos sistemas mais importantes de um veículo, os freios precisam de muita atenção e uma revisão regular para que haja mais segurança não apenas para o carro, mas para proteger sua vida.

Além de respeitar o tempo de manutenção especificado no manual do fabricante, o motorista precisa estar atento a qualquer sinal de que a frenagem está comprometida. Por isso, a manutenção preventiva se faz tão importante.

Confira agora como realizar uma manutenção de freios e como identificar possíveis problemas na frenagem. Acompanhe a leitura e conte com a Center Peças Fabbri para encontrar as melhores peças automotivas e serviços de manutenção para carros de passeio e caminhões.

Componentes do sistema de freios

Para que você possa criar um hábito de realizar a manutenção preventiva e estar atento aos sinais que o seu carro pode estar dando por conta de problemas na frenagem, é importante saber quais são as peças que formam o sistema de freios. São elas:

Pedal: é por onde você aciona os freios. Conhecido como a mais simples das peças de todo o sistema, é importante perceber se o acionamento está fácil de ser feito, pois sua regulagem é realizada com a finalidade de não impor dificuldades para parar o carro quando preciso.

Servo Freio (hidrovácuo): essa peça é responsável por multiplicar a força exercida no pedal para transferir a todo o sistema de frenagem. Com o bom funcionamento, ela ajuda a ampliar a eficácia do ato de frear, evitando que o motorista tenha que se antecipar ou fazer muito esforço para parar o carro.

Fluido de freio: são óleos desenvolvidos especialmente para este tipo de sistema. Com os freios lubrificados, o carro tem mais facilidade em acionar o sistema e exercer a força necessária para imobilizar o veículo.

Cilindro mestre: ele funciona como um transmissor do fluido de freio  para os pistões das pinças ou tambores de freios. O cilindro faz o envio com alta pressão, o que faz exercer a força necessária para parar o carro.

Mangueiras e canos: eles suportam as altas pressões do fluido, atuando diretamente na frenagem do veículo.

Pastilhas e lonas: responsáveis pela fricção necessárias para o carro desacelerar até parar por completo. Por estarem em constante fricção, precisam ser checados para ver seu desempenho.

Discos e tambores: recebem a pressão das pastilhas, ajudando a parar o carro.

Vale sempre respeitar a recomendação da manutenção da montadora – mas estar atento aos sinais que o carro pode enviar por conta de alguma peça em más condições também é válido.

Quando o veículo apresenta sinais de trepidação no volante, barulho ao frear ou sentir o pedal de freio baixo, isso é sinal de que algo não está bem: vá ao mecânico para analisar a necessidade da troca dos componentes do freio.

Precisando de peças para a manutenção de freios, conte com a Center Peças Fabbri. Possuímos uma variedade de marcas e peças automotivas, além de serviços de manutenção realizados por profissionais especializados. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *