Por que evitar que seu carro fique com o tanque na reserva?

Por que evitar que seu carro fique com o tanque na reserva?

Andar por aí com o tanque na reserva pode ser um grande risco para o seu carro – você sabia? Abastecer o carro somente quando a luz da reserva se acende pode provocar panes e deixar você a pé. A recomendação das montadoras é deixar o tanque com ao menos um quarto de combustível, entre 15 e 20 litros para modelos de médio porte.

Chamada de pane seca, a falta de combustível é passível de multa; a infração é considerada média, e o motorista deverá pagar R$130,16, além de ter seu veículo guinchado. Mas não é só o bolso que sofre – deixar de abastecer pode prejudicar componentes fundamentais para o bom funcionamento do carro.

Danos na bomba elétrica

Os problemas de andar com o tanque na reserva acontecem mesmo antes do combustível acabar. Isso porque essa atividade faz com que a bomba elétrica sofra um superaquecimento.

Por se tratar de um componente que não possui um sistema de refrigeração, o baixo nível de combustível faz com que ele superaqueça por conta do seu desempenho precisar ser maior do que em momentos em que a bomba está cheia. Isso faz com que a peça perca seu tempo de vida útil.

Entupimento da bomba de gasolina

Outro motivo para evitar que seu carro fique com o tanque na reserva é o risco das partículas de sujeira entrarem na bomba. Geralmente, a sujeira fica contida no fundo do tanque, e com o carro na reserva a bomba pode absorver essas partículas e entupir. Os danos podem ultrapassar os R$ 200. Além de queimar, a bomba pode, inclusive, queimar.

Funcionamento do motor

Com menos combustível, o motor fica comprometido. Com isso, a direção pode se tornar perigosa. Quando você anda com o carro com o tanque na reserva, realizar curvas e andar por ruas íngremes pode ser um risco. Esses movimentos aumentam as chances de entrada de ar na linha de combustível, ocasionando a falha do motor.

Falha na frenagem

Quando o desempenho do motor está comprometido, os freios também podem falhar. Em funcionamento, o motor produz vácuo para dar mais pressão e leveza ao sistema de frenagem.

Com isso, no momento de precisar parar o carro, a pisada é mais confortável e a resposta mais ágil. Se o motor não funciona, esse benefício para e faz com que o motorista tenha que fazer mais esforço para frear o carro.

Quando abastecer

Para saber quantos quilômetros é possível rodar depois que a gasolina entra na reserva, o ideal é consultar o manual do seu veículo. No entanto, evite que o combustível entre na reserva e só use essa opção em casos isolados.

A melhor forma de não ter problemas é evitar que a luz do painel acenda e abastecer sempre que o marcador indicar um quarto da capacidade do tanque. Além de garantir que o veículo ande, você ainda vai prevenir uma série de complicações.

Precisa de peças e acessórios para o seu carro? Conte com a Center Peças
Fabbri! Aqui você encontra marcas renomadas do mercado e ainda confere serviços essenciais para garantir a prevenção de problemas, como a troca de óleo. Conheças nossas unidades e solicite um orçamento!

Quer receber nossos conteúdos exclusivos? Preencha abaixo:



0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *