Como preparar o ar condicionado do carro para as estações mais quentes

Como preparar o ar condicionado do carro para as estações mais quentes

Durante as épocas mais quentes do ano, o ar condicionado do carro é muito utilizado. Mas como ele pode ter ficado muito tempo sem uso, o acúmulo de poeira, bactérias e demais impurezas acaba sendo inevitável.

Portanto, na hora de fazer um uso constante do ar condicionado, é fundamental que o motorista tome alguns cuidados para sua própria saúde. Além da higienização completa, algumas atitudes podem ajudar a mantê-lo sempre limpo. Confira agora algumas dicas e aproveite um clima mais agradável na hora de dirigir.

Faça a troca do filtro de ar

Essa peça merece ser trocada com frequência – afinal, é ela que é responsável por filtrar as impurezas do ar. Para saber se há a necessidade de troca, verifique a cor do filtro: se estiver branco, tudo ok. Agora, se o filtro de ar estiver com manchas escuras, é hora de ser substituído.

Solução prática com o spray de higienização

Para facilitar a limpeza do ar condicionado do seu carro, o spray de higienização é uma ótima pedida. Esse tipo de produto elimina bactérias, fungos e até mesmo o mau cheiro causado pela sujeira. O procedimento também é conhecido como ozonização e costuma trazer bons resultados.

A aplicação é simples, basta ligar o ar condicionado no máximo e no modo recircular, posicionar o spray e disparar o jato. Após isso, é recomendado deixar o ar ligado por, pelo menos, cinco minutos.

Tenha em mãos um bom aspirador de pó

A forma mais simples e prática de eliminar a poeira do seu carro é com o aspirador de pó. Isso vai evitar que a sujeira vá para o duto de ar. Por isso, reserve um dia para aspirar todo o veículo: debaixo dos bancos, tapete e demais compartimentos. Quanto mais limpo o interior do carro estiver, menos poeira o ar condicionado vai precisar filtrar.

Cuidados importantes

Além de manter o ar condicionado sempre limpo, é fundamental seguir algumas orientações para que o seu carro não perca desempenho. Assim, você vai ter um veículo muito mais fresco e ainda economizar no consumo do combustível. O conforto proporcionado pela refrigeração do carro é ainda melhor se você mantiver os vidros fechados.

Vale também ficar atento aos sinais que o veículo dá quando é preciso fazer a limpeza. Se você costuma utilizar o ar no nível 1, e anda precisando aumentar a potência para ter o mesmo nível de conforto, isso pode indicar que os filtros precisam de atenção.

Com alguns cuidados básicos, você pode ter seu carro em perfeito funcionamento e sem gastar muito. No entanto, se houver dúvidas de como trocar o filtro ou fazer algum tipo de reparo, é sempre importante consultar um especialista no assunto, evitando problemas maiores.

Para fazer uma manutenção de qualidade no ar condicionado para o seu carro, conte com a Center Peças Fabbri. Possuímos uma grande variedade de peças automotivas e acessórios que ajudam a manter o veículo com um bom desempenho para uma direção segura. Confira nosso catálogo e solicite agora um orçamento!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *