Por que realizar manutenção no caminhão?

Por que realizar manutenção no caminhão?

A manutenção no caminhão é o primeiro passo para que haja mais segurança para os motoristas dirigirem pelas estradas brasileiras. Para se ter uma ideia, segundo pesquisas divulgadas pelo Instituto Scaringella Trânsito, cerca de 30% das mortes nas estradas poderiam ser evitadas se os caminhões e carretas envolvidos tivessem passado por uma manutenção preventiva.

Além de evitar as mortes nas estradas, a manutenção preventiva de caminhões ajuda a diminuir custos com o veículo – sendo inferior ao custo anual com troca de peças e ajustes imprevisíveis. Que tal realizar manutenção do seu caminhão e ter mais segurança e menos custos? Veja agora como prevenir problemas na estrada e garantir mais tempo de vida útil das peças.

Como funciona a manutenção em caminhões

Realizar uma manutenção no caminhão é sinônimo de avaliar e solucionar problemas encontrados durante essa análise, o que vai minimizar custos futuros. Ou seja, essa avaliação vai fazer uma intervenção prévia, solucionando problemas antes da apresentação de falhas.

Para a realização desse serviço, é importante contar com pessoas especializadas no assunto, que conheçam os tipos de caminhões e que possam avaliar todos os sistemas e peças com perfeição.

Como fazer uma boa manutenção em caminhões

Saber avaliar sintomas de que algo não está funcionando bem é muito importante para evitar o agravamento de problemas. Por isso, ficar de olho em alguns pontos evita que você fique parado no meio do seu trajeto e gaste além do desejado.

 

  • Checar o óleo do motor é tarefa obrigatória de todo caminhoneiro. Responsável pela lubrificação do motor, o óleo precisa estar em seu nível correto. Verifique se há poças de óleo abaixo do caminhão, pois isso é sinal de vazamentos.
  • Ruídos no sistema de transmissão mostram problemas com a lubrificação. Fique atento se é necessário fazer força na troca de marcha, pois isso pode ser indícios de problemas neste sistema.
  • A refrigeração do motor precisa de aditivo para ser realizada de forma correta. Muitos caminhoneiros completam o reservatório apenas com água, mas isso pode causar furos no radiador, diminuindo sua capacidade de refrigeração.
  • Verificar os freios do caminhão é essencial para evitar acidentes graves nas estradas. Veja se se a pressão no manômetro corresponde à pressão indicada, e se há vazamentos no sistema, ressecamento das mangueiras e qual é o estado do compressor.

Com tantos itens a serem verificados, vale fazer um check list e deixar sempre por perto. Nesta lista, também adicione a quilometragem da última revisão, estado das lonas e pinças de freio, carga da bateria, profundidade do sulco dos pneus e vedação do tanque de combustível.

Além dos itens básicos, é importante que o motorista respeite a periodicidade de revisão indicada pelo fabricante do caminhão – para que todos os componentes sejam checados e as peças avariadas trocadas.

E para encontrar um especialista em manutenção de caminhões, venha para a Center Peças Fabbri! Muito mais que peças para linha pesada, aqui você também conta com um atendimento especializado para serviços de alinhamento, balanceamento, troca de óleo e muito mais. Solicite um orçamento!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *